"Mapas Urbanos" acontece de 19 a 21 de Agosto na Lapa, em São Paulo -->

"Mapas Urbanos" acontece de 19 a 21 de Agosto na Lapa, em São Paulo

O Espetáculo faz parte da Mostra Caleidos 20 anos, que irá apresentar até o final do ano três remontagens da Cia. de Dança e dois espetáculos inéditos, totalizando 30 apresentações gratuitas.

gcaleidos20anos

Divulgação

Clique aqui

 

Com apresentações nos dias 19, 20 e 21 de agosto, na sede do Instituto Caleidos, na Lapa, zona oeste de São Paulo, o espetáculo "Mapas Urbanos", do Caleidos Cia. de Dança, inaugura a Mostra Caleidos 20 anos, que comemora as duas décadas de atividades da companhia de dança paulistana.  

A Mostra Caleidos 20 anos faz parte do projeto "Lapa, eu vou a pé", contemplado pela 18ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo. O projeto, que iniciou em 2015, tem a duração de dois anos e realiza diversas atividades ligadas à dança, cujo objetivo é estabelecer um diálogo do Caleidos Cia. de Dança com o bairro da Lapa, onde está inserido, e entorno.

A mostra é uma das ações públicas que visa construir uma teia de relações cidadãs que permita a aproximação do público local e o conhecimento mútuo dos diversos produtores de cultura da Lapa (núcleos artísticos, cias. de teatro, escolas, bibliotecas etc.) fortalecendo, por meio da arte, as redes de pertencimento ao espaço urbano, ao bairro e à cidade como um todo.

Nesta segunda etapa do projeto está programada uma série de apresentações gratuitas de cinco espetáculos do Caleidos até o final do ano, dos quais, três são remontagens de espetáculos que compõem a história da companhia e dois serão espetáculos inéditos. No total, serão 30 apresentações gratuitas, com público estimado de 1.500 pessoas.


"Mapas Urbanos"

O espetáculo interativo "Mapas Urbanos", do Caleidos Cia de Dança, que abre a Mostra Caleidos 20 anos, é uma visita ao repertório da Cia. O espetáculo, que foi concebido em 2011, será agora revisitado com novo elenco e novas possibilidades de discutir o corpo na rua e o espaço urbano num espetáculo de dança contemporânea.

O cenário é a reprodução do espaço do corpo na rua: a faixa de pedestres e as duas calçadas ligadas por ela. Cinco cenas discutem o corpo dialogando com este trecho urbano, um pedaço de rua de qualquer grande cidade. Da despersonalização do trânsito de corpos ao ato político, da brincadeira nas faixas brancas à solidariedade dos dias de chuva, dos encontros às esperas: dançar a rua, dançar com a rua, pensar a rua nos corpos que dançam. O espetáculo é um convite ao público para dançar e refletir sobre a cidade em que vivemos.

Corpo lúdico, político, que dança e propõe dança aos outros corpos. Cidadania e ocupação do espaço público discutidos pelo corpo em movimento, propondo dança contemporânea ao público que é convidado a participar seguindo o desenvolvimento de uma dramaturgia que coloca a questão da urbanidade – o corpo na rua – como possibilidade de encontro e transformação. Esta é a tônica de "Mapas Urbanos".

Segundo a diretora da Cia., Isabel Marques, a interpretação artística da rua como espaço para a dança se volta para as questões propostas pelo e para o corpo na rua – transitar nos espaços determinados, construir relação e cidadania corporal e a questão da forma de ocupação. "São questões que, como artistas, nos interessam discutir: questões da vida das pessoas, questões das ruas, por isso, propormos esse olhar, esse mapa urbano", diz Isabel.

Já o dramaturgo Fábio Brazil explica como o público participa do espetáculo o tempo todo. "As cinco cenas se constroem com o público. E como acontece na rua mesmo, quando menos se espera o público está 'na cena', você está lá e recortou uma imagem para prestar atenção, viu aquela situação e a percebeu como cena. O espetáculo se aproveita disso para propor cenas que, nascidas no cotidiano, fazem com que olhemos o cotidiano como cena, e como esta cena cotidiana pode ser transformada pela participação do público", conta.     

Sobre a Mostra Caleidos 20 anos – A mostra faz parte do projeto "Lapa, eu vou a pé" e é uma forma de comemorar e rememorar 20 anos de produção artística, de pesquisa e de interfaces com a Educação do Caleidos Cia. de Dança. Desde junho de 2015, o Caleidos Cia. de Dança tem visitado o bairro da Lapa, onde está inserido, conhecendo artistas, escolas e moradores. Com a Mostra, a Cia. tem convidado essas pessoas a conhecerem sua sede e seus trabalhos artísticos. Desta forma, a proposta de diálogo com o bairro se realiza tendo a arte como interlocutora.  A Cia. escolheu alguns trabalhos chave como "Mapas Urbanos" e "Tria", que rememoraram e revisitam propostas de interatividade, ludicidade e jogo dentro da cena contemporânea. Já "Mairto", outro trabalho que será remontado para a Mostra, é um trabalho tecido entre a dança e a poesia e tem um viés mais político-social. A mostra também será uma oportunidade de compartilhar com o público as pesquisas recentes do Caleidos. A Cia. estreará "Coreô", que está na linha dos trabalhos lúdicos interativos, mas desta vez o jogo vai para a cena, com criação em tempo real. Em "Nós S/A", a poesia e a crítica social estarão presentes na discussão do mundo corporativo, da especulação imobiliária e, como não poderia deixar de ser, dialogará com a crise das instituições políticas atuais.

Sobre o projeto "Lapa, eu vou a pé" – Dizem que a melhor forma de conhecer uma cidade é caminhar a pé pelas suas calçadas. E é exatamente isso que o Caleidos Cia de Dança pretende fazer pelas ruas da Lapa onde fica sua sede. Contemplado pela 18ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança, o projeto "Lapa, eu vou a pé" se desenvolverá por meio de ações públicas de arte, contatos diretos com outros grupos e produtores de arte do bairro, visando a construir uma teia de relações cidadãs que permitam o conhecimento mutuo e ações conjuntas fortalecendo por meio da arte as redes de pertencimento ao bairro, ao espaço urbano e à cidade como um todo. Além criar e estabelecer redes de contato com espaços de arte, cultura e dança, o projeto do Caleidos Cia. de Dança pretende ampliar e aprofundar as relações que há mais de 15 anos mantém com escolas públicas da DRE Pirituba, na região da Lapa. Ao mesmo tempo, o projeto pretende fortalecer outras formas de pensar e fazer dança, cultura, arte, educação e história que já atuam na região convidando e ofertando o espaço do Instituto Caleidos como local de encontro e partilha de arte e cultura.

Sobre o Caleidos Cia. de Dança – O Caleidos nasceu como um grupo de pesquisa vinculado a uma companhia de dança, ambos criados por Isabel Marques em 1996, na Faculdade de Educação da UNICAMP. Desde a sua criação, os objetivos do Caleidos Cia. de Dança mantiveram-se inalterados: abrigar e desenvolver as atividades de iniciação, apreciação, reflexão, pesquisa e criação em arte em suas interfaces com a educação por meio de atividades artísticas (produção de espetáculos e eventos de dança), docentes (cursos, workshops, eventos) e de pesquisa (seminários, encontros, publicações).  O Caleidos Cia instala-se na interface entre a arte e a educação. Despregando-se dos estigmas convencionais postulados ingenuamente por artistas e professores tradicionais de que arte e educação são campos distintos, a cia. de dança desenvolve espetáculos comprometidos com o diálogo e a reflexão com o público – valor da educação – e ao mesmo tempo comprometidos com a interação e pesquisa da linguagem da dança – valor da arte. Em 2001, com a entrada de Fábio Brazil na companhia, as atividades de pesquisa, criação e docência do Caleidos expandiram-se também para as interfaces entre dança e poesia. Desde a sua fundação, o Caleidos Cia. criou projetos e espetáculos que, no conjunto, refletem a face híbrida da cia de dança: arte e educação dialogam com a finalidade de que a arte não seja escolarizada e de que o ensino de dança não perca sua potência artística. Desde 2011, o Caleidos Cia. de Dança tem sua sede própria de ensaios e apresentações no Instituto Caleidos, na Lapa, zona oeste da capital.

Ficha Técnica:
Caleidos Cia de Dança
Direção e coreografia: Isabel Marques       
Codireção e dramaturgia: Fábio Brazil
Elenco: Katia Oyama, Nigel Anderson, Renata Baima,Ágata Cergole, Eduardo Mansu, Anderson Leite.
Mais informações: www.caleidos.com.br e www.institutocaleidos.org
https://www.facebook.com/caleidoscia/
https://www.facebook.com/institutocaleidos/

Serviço:
Espetáculo "Mapas Urbanos"
O corpo na rua e a rua no corpo, o espaço urbano visitado pela dança contemporânea
Caleidos Cia. de Dança
Apresentações de 19 a 21 de agosto de 2016, de sexta a domingo
Sexta e Sábado, às 20h; domingo às 19h
Na sede do Instituto Caleidos, à Rua Mota Pais, 213, Lapa, São Paulo – SP
Entrada franca
Duração: 50 minutos
Classificação etária: livre
Capacidade: 50 lugares
Tel.: (11) 3021-4970

Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad

saia no google

Veja nosso último vídeo!
Clique abaixo!

BANNER SANDRA SÁ

Escaneie o código para saber nossas novidades!

nosso grupo

 

Assinatura do Amazon Prime

kitsai

nextjoy