Jorge Coutinho dá apoio total à campanha do Natal 2016 da LBV -->

Jorge Coutinho dá apoio total à campanha do Natal 2016 da LBV

O ator e diretor está super enganjado.

kcoutinho2016 Fotos: Daniel Marques

 

Clique aqui

Como costuma fazer anualmente, aproximando-se o final do ano, o conceituado ator, diretor e produtor musical de cinema, teatro e TV, JORGE COUTINHO, abraçou mais uma vez, ao receber a camisa da campanha o NATAL PERMANENTE 2016 DA LBV, juntamente com outros dirigentes do Sated-RJ, Sindicato dos Artistas e Técnicos do Rio de Janeiro, que dirige com brilhantismo tendo sido reeleito há várias administrações. O premiado ator salientou ainda que "colaborar com uma instituição séria e tradicional como a Legião da Boa Vontade, é contribuir diretamente para a ajuda imediata para a população de nosso país. A LBV faz, mostra imediatamente este trabalho de dignidade social e conquista cada vez mais admiradores centenas de seguidores para essa meritória obra social".

 

Tempos Difíceis

Filho caçula da dona de casa vassourense Mercedes Antônia Coutinho e do marmorista Manoel Coutinho, Jorge Coutinho veio ao mundo pelas mãos de sua avó, famosa parteira, Marta Rocha. Da infância vivida nos bairros de São Cristóvão e Cordovil traz lembranças de tempos difíceis. Época em que a realidade o obriga a estudar sob luz de lamparina e a transportar latas d’água na cabeça. Motivado pela dificuldade financeira que a família enfrentava logo na adolescência Jorge Coutinho começa a trabalhar como lixador em uma antiga fábrica de sapatos no bairro Triagem. Nessa época Jorge Coutinho foi apresentado ao fantástico mundo das Escolas de Samba por meio de sua avó paterna dona Hercília, integrante da Escola de Samba Capela.

 

kcoutinho20162Foto: Daniel Marques

 

Com a separação de seus pais e a morte de sua avó paterna Jorge Coutinho se muda para o bairro Proletário da Gávea, onde passa a viver com sua mãe. Não tendo se adaptado ao ofício Jorge Coutinho busca novos mercados, sendo levado ao curso de bombeiro hidráulico. Ao completar 18 anos Jorge Coutinho cumpre com seu dever cívico e passa ao serviço militar obrigatório, onde aprende o ofício de bombeiro eletricista. Terminado o período de serviço militar Jorge Coutinho emprega-se no luxuoso hotel Copacabana Palace na função de bombeiro hidráulico. É lá que ao assistir aos ensaios das grandes companhias artísticas Jorge Coutinho descobre uma nova paixão e a profissão que realmente desejava seguir. Sempre obstinado Jorge Coutinho se matricula no Conservatório e no curso do Teatro Tablado. Em 1958 faz seu primeiro trabalho como ator na peça teatral “Do mundo nada se leva” ao lado de nomes já consagrados da dramaturgia brasileira. Ainda no ano de 1960 Jorge Coutinho participado do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes – CPC/UNE iniciou seu sonho de descentralizar a cultura sempre tão presente nas classes abastadas e escassas para as classes menos favorecidas.

 

kcoutinho20163Foto: Arquivo Pessoal de Jorge Coutinho

 

Jorge Coutinho se fez presente na criação do movimento do Cinema Novo e do Grupo Opinião. Foi o Grupo Opinião responsável pela divulgação da música dos compositores populares que após se tornaram conhecidos na elite.

Nos anos de chumbo o espetáculo “Noitada de Samba” produzido por Jorge Coutinho e Leonides Bayer e realizado pelo Grupo Opinião foi considerado pela opinião pública o grande foco da resistência, tendo ficado em cartaz por 10 anos.

Em razão desse movimento cultural e político Jorge Coutinho foi exilado na Argentina.

Logo após o seu regresso do exílio, Jorge Coutinho chocou a opinião pública na novela “Passo dos ventos”, de autoria de Janete Clair, ao dar o primeiro beijo entre um negro e uma branca, desfiando o preconceito desde então vigente.

Fundador do antigo MDB e com a carreira de ator já solidificada Jorge Coutinho inicia sua vida sindical a frente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões.

Em 2004 foi eleito presidente do SATED/RJ onde revitalizou e implementou diversos projetos. Em 2012 - Jorge Coutinho foi empossado membro do Conselho de Comunicação Social do Congresso.

 

kcoutinho20166Foto: Daniel Marques

 

Nas Eleições SATED RJ 2016 com 96,45 % de Votos válidos JORGE COUTINHO foi reeleito Presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do RJ. Após a confirmação da vitória, JORGE COUTINHO agradeceu todo apoio recebido ao longo da campanha eleitoral. O presidente reafirmou o compromisso com a categoria e reforçou o histórico de lutas e conquistas do SATED/RJ. “Manteremos sempre o ânimo e o espírito de luta necessários, assim como a coesão dos diretores, para que todos lutem incansavelmente buscando atender os anseios das categorias que representamos, honrando o voto de confiança depositado pelos nossos associados”.

 

kcoutinho20164Foto: Sanny Soares

 

Em gestão anterior JORGE COUTINHO promoveu no SATED/RJ cerca de 200 leituras de textos teatrais de autores nacionais e 60 oficinas de reciclagem profissional com a participação de 1500 artistas e técnicos em diversos municípios do estado ( Campos dos Goytacazes, Niterói, Petrópolis, Volta Redonda, São Gonçalo, Cabo Frio, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaperuna, Angra dos Reis entre outros ) . Eventos populares como GiraRio na Quinta Boa Vista, Santa Cruz , Honório Gurgel, Piscinão de Ramos, Anchieta e Padre Miguel " no ponto chique " com publico estimado de 30 mil pessoas . Compõe sua diretoria no SATED / RJ parceiros como ator Milton Gonçalves, as atrizes Ruth de Souza, Léa Garcia, Myriam Pérsia e o cenógrafo José Dias entre colegas profissionais de artes cênicas.

Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad

saia no google

Veja nosso último vídeo!
Clique abaixo!

BANNER SANDRA SÁ

Escaneie o código para saber nossas novidades!

nosso grupo

 

Assinatura do Amazon Prime

kitsai

nextjoy

Saiba Mais Novidades do GSVIP

Veja aqui o mais novo programa do nosso canal no Youtube! Dê o seu joinha, comente e compartilhe!

Wondershare Filmora X - Hit play on your imagination

mrv5