Urgente

Edgar Duvivier externa em sua página sobre o episódio lamentável com Chico Buarque.

dedeechico

Fotos: Reprodução/Facebook

 

     No início desta semana, o cantor e compositor Chico Buarque foi hostilizado quando saia de um restaurante do Bairro Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, por alguns rapazes, devido às suas opiniões e convicções políticas. Vários artistas, como Cláudio Botelho, Charles Möeller deram voz ao assunto em suas redes sociais, condenando o fato. A atriz Narjara Turetta também condenou qualquer tipo de hostilização política. Por sua vez, Chico Buarque postou o vídeo do triste episódio na sua página que foi compartilhado por vários fãs e simpatizantes do cantor, a matéria saiu em todos os maiores sites.

     Hoje em nota, o escultor, pintor, escritor, músico, produtor e diretor de cinema, Edgar Duvivier (pai do humorista, ator e escritor, Gregório Duviviver, que também sofreu a mesma situação de Chico Buarque de Holanda ano passado) externou seus mais profundos sentimentos sobre esta situação em sua página no Facebook.

Depois do constrangedor episódio ocorrido com Chico Buarque no Leblon, quando um punhado de mauricinhos, coxinhas, playboys ou algo do gênero, interromperam sua caminhada e lhe disseram besteiras do tipo: “é fácil ser PT se você mora em Paris” ou “você apoia o governo pra se aproveitar da Rouanet”, eu me pergunto: "que espécie de país é esse que o Brasil está virando?" Infelizmente, aqui o conceito de elite é unicamente pautado na riqueza. O sujeito não precisa ter educação, respeito, cultura, honestidade, inteligência para pertencer ou pensar que pertence à elite, o sujeito só precisa ter dinheiro, ou ser filho de pai que tem dinheiro para pensar que pode tudo. Uma elite deve ser pautada na bondade, no decoro, na altivez, na decência, na dignidade, no cavalheirismo, na hombridade, na cultura. Uma amiga minha, moradora do Leblon, me contou que, em uma reunião de condomínio no seu prédio, alguns moradores queriam duplicar o preço do condomínio e quando ela se opôs, um deles falou: “olha, existem prédios mais baratos, por que você não se muda para um deles?” Na realidade, o que queria esse condômino não era melhorar a qualidade de seu prédio, mas tentar expulsar todos os moradores que não fossem tão ou mais ricos do que ele. Outro dia, quando meu filho almoçava num restaurante no Leblon, um desses sujeitos que se acha da elite o abordou gritando: “Voce não é PT? Por que não vai comer no bandeijão ?” Ora, o Gregorio nem é PT, ele simplesmente tem ideias socialistas, ele espera viver numa sociedade mais justa onde todos têm as mesmas oportunidades. Essa “elite”pautada no dinheiro é tão ignorante, que não entendeu ainda que não adianta ter muito dinheiro num país cheio de miseráveis. Eles dizem "basta à violência", mas não entenderam que a maior causa de violência é a diferença social. Uma coisa é voce ser pobre, outra coisa é ser pobre e ver ao lado pessoas esbanjando ostensivamente, jogando dinheiro fora e te olhando com desprezo.

Aos que mandam o Chico Buarque se mudar para Paris eu digo: mudem-se vocês para Namíbia ou para Serra Leoa, lá vocês encontrarão um país com mais desigualdade social do que o Brasil, lá quem sabe vocês serão felizes.

O Brasil que me orgulha, o Brasil que eu quero morar, é o Brasil do Chico Buarque. Se algum dia Chico se encher dessa “elite” ignorante e se mudar de vez para Paris, eu procurarei me mudar também. JE SUIS CHICO (ou queria ser).Edgar Duvivier, 24/12

niver-viagens_728x90

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

January 2018
Mo Tu We Th Fr Sa Su
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
Chalezinho_300x250