Escola Livre de Atuação abre turmas no auditório da Livraria da Cultura do Shopping Market Place para crianças, jovens, adultos e executivos, com idealização, direção pedagógica e coordenação da atriz, professora e coach de atores Julia Carrera, coordenadora da Escola de Atuação Aguinaldo Silva, e administradora do renomado Teatro O Tablado, no Rio de Janeiro

hjuliacurso Foto: Francisco Patrício.

 

Todo mundo já pensou em experimentar uma aula de atuação em algum momento. Seja para perder a inibição, melhorar a comunicação, para extravasar as emoções ou até para fazer novas amizades. A Escola Mutatis chega para atender a todas estas necessidades e preencher uma lacuna neste segmento.

Com foco nas principais técnicas de atuação contemporâneas (Ariane Mnouchkine, Harold Guskin, Sanford Meisner, entre outros), a escola oferece aulas para todas as faixas etárias, desde os 4 anos de idade, visando o desenvolvimento da comunicação, da concentração, da criatividade e da capacidade de responder sob pressão. Também se trabalha a autoconfiança, a auto-estima, a desinibição e a socialização, além do apuro estético e do repertório artístico. Por meio de exercícios e jogos cênicos com máscaras teatrais, textos e música, os alunos experimentam um pouco da arte milenar dos atores e aproveitam os resultados para suas necessidades pessoais. É um curso para todos, inclusive atores!

O principal objetivo da Mutatis é contribuir para tornar consciente o "artista potencial" de cada indivíduo, no estágio em que estiver, incentivando a confiança, a autonomia e a autoralidade de cada um, através da arte de atuar. Durante o processo de formação modificam-se os saberes, as condições, as idades, as opiniões, mas o que queremos fixar é o gosto pelo processo criativo e a confiança em si próprio, para que cada um possa levar estas ferramentas pela vida afora.

Um dos principais diferenciais da Escola Mutatis é que a divisão das turmas é feita por idade, com grupos formados por iniciantes e iniciados juntos. "Acreditamos neste formato de turmas porque mesmo aqueles que já tem alguma experiência podem ter grandes ganhos em novos grupos. Futuramente, nossa idéia é montar um grupo que possa partir para projetos profissionais", destaca Julia Carrera.

Além disso, para crianças e adolescentes, o conteúdo das aulas de cada turma é alinhado ao recorte humanista que o ensino fundamental e médio costuma indicar para cada faixa etária, focando as interseções entre as artes cênicas de cada época e o momento atual. Cada aluno recebe um material pedagógico que é utilizado ao longo do curso. Já para adultos, o curso oferece uma gama de desafios e estímulos tanto para iniciantes quanto para atores já experientes, que poderão experimentar diversas técnicas de atuação. Da mesma forma acontece o curso voltado para executivos e todos aqueles que procuram as técnicas da cena para o desenvolvimento pessoal e profissional. Os textos e materiais de estudo são escolhidos de acordo com os grupos.

E para quem quer conhecer melhor a proposta da escola, a Mutatis promoverá gratuitamente no auditório da Livraria Cultura do Shopping Market Place, nos dias 22 e 29 de julho, sábados, em três horários, às 11h, 15h e 19h, aulas experimentais para toda a família, seguidas de informações do curso e um presente especial para as crianças que participarem.

Independente das aulas experimentais que serão promovidas nestes dois dias, a Mutatis fará atendimento presencial das 10h às 22h para interessados em se matricular em uma das turmas das aulas que têm início às segundas-feiras, a partir de 7 de agosto com duração até dezembro de 2017.


Quem está por trás desta iniciativa?

O curso foi idealizado por Julia Carrera com base em suas experiências pessoais no Teatro O Tablado, do qual é  administradora atualmente, e na Casa Aguinaldo Silva de Artes, do qual é coordenadora e professora. Tem como inspiração o trabalho desenvolvido na companhia de teatro francesa Théâtre du Soleil, especialmente no trabalho da diretora Ariane Mnouchkine com as máscaras, a criação coletiva e o desenvolvimento de uma linguagem para o cinema. As aulas são dadas por Julia Carrera e sua equipe e acontecem uma vez por semana, com duração em média de 1h50 de aula.

Nas palavras de Julia Carrera, idealizadora do curso:

"Pelo dicionário "atuar" significa "representar; exercer um papel como ator ou atriz", mas também significa "agir; realizar certa atividade; desempenhar uma ação; possuir como ofício; influir; exercer influência; contribuir; ser parte num efeito." Portanto, "atuar" é muito mais do que representar um papel/personagem/obra. Nas constantes e rápidas transformações que vivemos hoje em dia, o que se espera de cada um é uma capacidade de flexibilização cada vez maior, para que os indivíduos possam "atuar" de forma concreta como cidadãos. Empreendedorismo, criatividade e trabalho coletivo, por exemplo, são imprescindíveis, e são habilidades que estão no cerne do ato criativo. Somos apaixonados pelo fazer artístico, pelo ato de criação. Acreditamos que cada um pode ser um artista singular e deve trilhar seu próprio caminho, e é nosso dever contribuir para desenvolver indivíduos cada vez mais autônomos, autores de suas próprias trajetórias. Por isso, estamos abertos para receber alunos interessados em agir, contribuir, influir, operar, representar, ou seja, "atuar", contribuindo assim para tornar consciente o "artista potencial" de cada indivíduo, no estágio em que estiver".

Julia Carrera é professora principal e coordenadora da Escola de Atuação Aguinaldo Silva, idealizou e adaptou o curso que é dado atualmente por ele em São Paulo e é administradora do TEATRO O TABLADO, Rio de Janeiro. É atriz, professora e diretora, e atua na área de produção cultural em artes cênicas no Rio de Janeiro e São Paulo desde 1999. Tem Mestrado em Artes da Cena na Escola  de Comunicação da UFRJ, com o projeto "Les Éphéméres" – Cinema em cena no Théâtre du Soleil. É formada em Comunicação Social pela UFRJ, em Interpretação pela CAL (Rio de Janeiro), cursou o Tablado por dez anos, e participou do estágio de 2002 no Théâtre du Soleil (Paris, França). Atuou como coach de atores nas novelas Além do Horizonte, Em Família e no telefilme Didi e o Segredo dos Anjos, além de atender agências de atores. Como professora de teatro ministrou aulas na escola Sarah Dawsey (Rio) por 4 anos, para mais de 700 alunos, além de oficinas em festivais e mostras de teatro. Foi professora assistente no teatro O Tablado entre 1997 e 2003.
A realização do projeto é da RDP Cultural, atuante no mercado de produção cultural e de eventos desde 2004 e dirigida pela publicitária e empresária Renata Pina.
Renata Pina é publicitária, empresária, produtora cultural e de eventos. Graduada em Propaganda e Marketing e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo INSPER. Atuou na área de Marketing de grandes empresas por quase quinze anos. Há treze, apartir da constituição da RDP Marketing Cultural em 2004, focou suas atividades na área de eventos e cultura, atendendo empresas de vários portes no desenvolvimento de ações promocionais, realização de eventos, concepção e elaboração de projetos para as leis de incentivo e, principalmente, na captação de recursos mais recentemente, há cinco anos, na produção de seus próprios projetos culturais. A através da RDP, estreou em 2012 o espetáculo infantil "A Bela Adormecida", versão escrita pelo autor Fábio Torres, "Cinderela" em 2015; e os espetáculos  "Jogo Aberto" e "Nove em Ponto" em 2016. 
O Espaço - Um dos diferenciais do curso é que as aulas serão ministradas em parceria com a Livraria Cultura, em auditório com palco como espaço principal de trabalho, todo equipado, inicialmente na unidade da Livraria Cultura do Shopping Market Place, na Av. Chucri Zaidan, 902, Zona Sul de São Paulo, com possibilidade de se estender a outras unidades a partir de 2018, inclusive à unidade da Av. Paulista, no Teatro Eva Herz.


Turmas e Horários

As aulas acontecerão inicialmente às segundas-feiras, uma vez por semana, em horários adequados para cada faixa etária, a partir de 7 de agosto de 2017. Turmas manhã, tarde e noite, com duração até dezembro de 2017, para crianças desde os 4 anos até adultos e turmas especiais de executivos. Para mais informações, entrar em contato com a Escola.


Matrículas
As matrículas já estão abertas e poderão ser realizadas por telefone, email ou presencialmente nos dias 22 e 29 de julho, das 10h às 22h no auditório da Livraria Cultura do Shopping Market Place.
Telefones: (11) 98709-1499 / 2362-6323. Atendimento em horário comercial.
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Para mais informações: facebook.com/EscolaMutatis  e o site escolamutatis.com.br a partir de 20 de julho.
Para garantir a vaga, o interessado deve realizar o pagamento da matricula no valor de R$ 100, que será abatido do pagamento da primeira mensalidade, no valor total de R$ 300.

niver-viagens_728x90

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

January 2018
Mo Tu We Th Fr Sa Su
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
Chalezinho_300x250