A Exposição Piet Mondrian foi um sucesso! -->

A Exposição Piet Mondrian foi um sucesso!

A exposição foi de 25 de janeiro de 2016 a 4 de abril de 2016, em São Paulo.

Olá, meus amores, voltei com uma linda exposição sobre o Piet Mondrian, vou falando aos poucos da vida dele, as pinturas modernistas, divinas arquiteturas, design maravilhosos. Espero que amem tanto quanto eu andei por lá. Beijos da Pucca.

susanmondrian125 de janeiro de 2016 a 4 de abril de 2016, de quarta a segunda, das 9 horas as 21 horas,
no Centro Cultural do Banco do Brasil aconteceu a Exposição Piet Mondrian.

Clique aqui

 

Mondrian e o Movimento de Stijl

 

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta Mondrian e o Movimento de Stijl, a mais completa exposição sobre esse importante legado já realizada na América Latina, oportunidade imperdível de aproximação com o pensamento e as manifestações de designers, arquitetos e artistas – entre eles Piet Mondrian que defendiam o neoplatiscismo e a utópica harmonia universal de todas as artes.

A exposição possibilita percorrer o trabalho menos conhecido e apreciado de Mondrian, que culminou nos seus famosos retângulos coloridos. Além de suas pinturas, são apresentados também documentários, fotografias, publicações de épocas, maquetes e mobiliários de seus companheiros da revista holandesa De Stijl (O estilo), meio de divulgação escolhido pelos participantes do movimento para registrar os princípios de sua arte.

Com Mondrian e o movimento De Stijl o Centro Cultural Banco do Brasil reforça seu compromisso com a promoção do acesso à cultura e com formação do público, desta vez ao revisitar a trajetória desse pensamento mordenista e contribuir para a compreensão de um influente legado de talentos que sacudiram a arte, a arquitetura, a moda e o design muito além de seu tempo.

Piet Mondrian, nasceu em 1872 em um ambiente protestante. Seus primeiros trabalhos realizados até 1908, que constituem a maior parte de sua obra, são pinturas figurativas um tanto tradicionais. Como os movimentos modernistas internacionais foram absorvidos relativamente tarde e em rápida sucessão na Holanda, Mondrian primeiramente sofreu influência dos pintores pós-impressionistas Vincent Van Gogh, Jan Toorop, Georges Seurat e Paul Cézanne, assim como do cubismo de Pablo Picasso entre 1908 e 1911. O resultado foi uma técnica mais ousada, uma paleta mais clara e uma abordagem cada vez mais sistemática em sua obra. Entre 1912 e 1914 o artista residiu em Paris, onde assimilou o vocabulário cubista que o impulsionaria em direção à abstração completa em 1917.

 

susanmondrian2Piet Mondrian – Torre de Igreja em Zeeland/ 191. Óleo sobre tela.

 

A partir de então, sua ênfase recaiu sobre a interação dinâmica e puramente relacional entre verticais, horizontais e planos coloridos. Por meio de tais relações efêmeras, Mondrian reinterpretou as formas esféricas em termos de um jogo dinâmico entre forças interiores e exteriores, percebendo analogias mais profundas com oposições entre energia e matéria, espaço e tempo.

 

susanmondrian3Piet Mondrian – Composição árvores 1/ 1912 Óleo sobre tela.

 

susanmondrian4Piet Mondrian – Composição em oval com planos de cores 2/ 1914. Óleo sobre tela.

 

susanmondrian5

 

De Stijl foi fundada em 1917 como revista, tornou-se movimento de arte e terminou como uma idéia que se infiltrou no próprio teciso da cultura moderna. Foi a mais importante contribuição da Holanda para a cultura global do século XX. Desenvolveu-se uma rede: a parceria entre artistas, arquitetos e designers seria o antídoto ao individualismo da época. A abstração radical revelaria o moderno e transformaria a vida em arte. Não era uma organização rígida e hierárquica e facilmente adquiriu dimensão internacional. A publicação foi fundada pelo escritor, crítico de arte, poeta e artista Theo Van Doesburg. Sua intenção era reunir o que havia de mais moderno em termos de arte, arquitetura, ofícios, música e literatura a cada mês.

 

susanmondrian6Gerrit Rietveld – Cadeira vermelho, azul /1923 - Madeira de bétula pintada.

 

susanmondrian7

 

susanmondrian8

 

Conceito fundamental na De Stijl, a “plástica” adquiriu significância quase que religiosa com o termo neoplasticismo, cunhado por Piet Mondrian. A partir de 1912, ele fez experimentos em suas pinturas com elementos lineares horizontais e verticais e planos de cores primárias chapadas, combinadas com branco, cinza e preto, em busca da essência da beleza que chamou de plástica. A agenda tipicamente mordenista considerava a arte mais recente como consequência lógica de tudo o que havia acontecido antes. O potencial radical da arte e da arquitetura anunciava uma sociedade futura, aberta e receptiva a mudanças. As pinturas abstratas de Mondrian eram o modelo danova consciência. Ao contrário de Bauhaus, movimento que mudou radicalmente o design alemão nas décadas de 1920 e 1930, os artistas da De Stijl não buscavam a padronização. Eles se empenhavam em encontrar soluções específicas e desafiadoras para determinadas pessoas, espaços ou circunstâncias, tanto na arquitetura como no mobiliário ou na pintura.

Créditos: Centro Cultural Banco do Brasil.
Fotos by Susan Sasaki Oficial. Veja mais fotos em minha página, clicando AQUI nesta frase, beijos

Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad

saia no google

Veja nosso último vídeo!
Clique abaixo!

BANNER SANDRA SÁ

Escaneie o código para saber nossas novidades!

nosso grupo

 

Assinatura do Amazon Prime

kitsai

nextjoy