"Espaço Tempo Movimento" acontece de 10 a 13 de Maio, Terça à Sexta, 19h, no Rio -->

"Espaço Tempo Movimento" acontece de 10 a 13 de Maio, Terça à Sexta, 19h, no Rio

O projeto foi realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro através do Edital de Fomento.

zgeminivideodanca4

Foto: Diogo Leobons

Clique aqui

 

Após 10 anos trabalhando com videodança, Gustavo Gelmini inicia as atividades da Cia Gelmini de Videodança com "Espaço Tempo Movimento". O espetáculo vai cobrir de imagem, som e dança o prédio do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro com o video mapping, criaçāo de Gustavo Gelmini, que convidou Renato Cruz para diretor coreográfico e Lenine Vasconcellos para dramaturgia.

Diretor e cineasta, Gustavo Gelmini explica que "Espaço Tempo Movimento" é um video mapping que reúne cinema, dança e física. Seu trabalho de "coreógrafo da imagem" começou na Cia Staccato de Paulo Caldas e agora com Renato Cruz, diretor da Cia Híbrida de Dança, realiza a primeira ocupação urbana.

"A proposta do trabalho consiste em dialogar com cinema e a dança no espaço urbano. Atrair olhares passantes para o Centro Coreográfico que já se consolida como um lugar de referência para a dança no Rio de Janeiro. A física entra como um impulso filosófico para os limites do conhecimento e "Espaço Tempo Movimento" traz as tensões destes limites aos limites entre a dança e a imagem. Ambas estabelecem uma relação de pertencimento ao mesmo espaço e assim como a teoria da relatividade nos faz refletir sobre nossos referenciais e consequentemente nossos afetos", aponta Gustavo.

O trabalho conta com a participação de Lenine Vasconcellos, dramaturgo, físico e professor de dança da UFRJ. Lenine possibilitou o entendimento e aplicação de Einstein sobre a Teoria da Relatividade e Física Quântica, fatores indispensáveis no processo da criação.

A música é composta pelo francês Cyril Hernandez que virá ao Rio para a estreia.

 

zgeminivideodanca2Foto: Diogo Leobons

 

Video Mapping ou Mapeamento de Vídeo, saiba mais
É uma técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, tais como estruturas de grandes dimensões, fachadas de edifícios e estátuas (cuja projeção pode ser feita a 360º). Através da utilização de um software especializado, os objetos de duas ou três dimensões são formados virtualmente; a partir destas informações, o software interage com um projetor para adaptar qualquer imagem à superfície do objeto escolhido. Pode-se dizer que há uma reconstrução do espaço real existente através da adição de espaço virtual. Com esta técnica os artistas podem criar dimensões extras, ilusões ópticas e noções de movimento em objetos estáticos. Normalmente são criadas narrativas audiovisuais através da combinação ou desencadeamento de vídeo com áudio.

Gustavo Gelmini
Cineasta e diretor de videodança. Atualmente finaliza o média-metragem "Suítes para Dança", do projeto Dança.Mov. Cidade emMovimento, desenvolvido pela Burburinho Cultural com patrocínio da Oi Futuro. A direção coreográfica é de Alex Neoral, Renato Cruz e Renato Vieira. Trabalhou com os coreógrafos Paulo Caldas, Renato Vieira, Esther Weitzman, Renato Cruz, Marcia Milhazes, Carmen Luz, entre outros. Em cinema, foi produtor, editor e câmera de diversos documentários internacionais, tendo participado do Festival do Rio, Mostra de São Paulo, Festival Internacional de Cinema de Brasília, entre outros. Com filmes premiados no SXSW, foi indicado ao Emmy Awards.

Renato Cruz
Coreógrafo e bailarino. Em 2007 criou a Cia Híbrida de Dança que mescla a linguagem das Danças Urbanas à Dança Contemporânea, uma das mais atuantes do Rio de Janeiro. Recebeu diversos prêmios e participa constantemente de mostras e festivais por todo o Brasil.

Lenine Vasconcellos
Professor do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física da UFRJ. Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO e Mestre em Engenharia Mecânica pela COPPE.

 

Ficha técnica
Direção e Concepção: Gustavo Gelmini
Direção Coreográfica: Renato Cruz
Dramaturgia: Lenine Vasconcellos
Direção de Produção: Priscila Seixas
Bailarinos: Daniel Oliveira (Kiriku), Duly Omega, Kapu Araujo, Luciana Monnerat
Edição: Diego dos Anjos
Motion Graphic: Daniel Figueiredo
Música: Cyril Hernandez
Designer Gráfico: Roberto Unterladstaetter
Produção Executiva: Carolina Rocha
Coordenação Técnica: Alexandre Bastos
Técnico de Som: João Paulo Pereira
Produção: Burburinho Cultural
Realização: Cia Gelmini de Vídeodança
Assessoria de Comunicação: Cida Fernandes & Clóvis Corrêa:  21. 986243980/982897728

 

zgeminivideodancaFoto: Diogo Leobons

 

Serviço
Espaço Tempo Movimento
De Gustavo Gelmini, Renato Cruz, Lenine Vasconcellos
Com a Cia Gelmini de Videodança
Espetáculo de ocupação urbana/ Video Mapping no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro
Dias: 10, 11,12 e 13 de maio, de terça a sexta-feira, às 19h
Centro Coreográfico do Rio de Janeiro – Rua José Higino, 115 – Tijuca - RJ.
Telefone para informações: (21) 3238-0357
Área externa|Entrada Franca

Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad

saia no google

Veja nosso último vídeo!
Clique abaixo!

BANNER SANDRA SÁ

Escaneie o código para saber nossas novidades!

nosso grupo

 

Assinatura do Amazon Prime

kitsai

nextjoy