jjussarafestival

Divulgação

 

O Curta Circuito é uma mostra permanente de cinema. Seu caráter, próprio, trabalha na formação de público através de uma regularidade em promover exibições e debates durante uma frequência de semanas alternadas ao invés de concentrar em várias sessões em poucos dias. Criada em 2001, abriu espaço ao curta-metragem, depois ao média e absorveu o longa. Não visa criar competições, seja pela escolha de um júri crítico ou do público, mas de promover um encontro com a produção audiovisual brasileira.

Seleciona filmes com o intuito de apresentá-los à sociedade, independente da época em que possa ter sido feito, seja um filme de pré-estreia ou de algum acervo, numa curadoria atemporal, e convida o público para participar. Outro de seus aspectos é o fato de que estabelece parcerias em outros locais de exibição fora da capital mineira através da valorização do empreendedor local e seus espaços culturais em cidades do interior do estado, garantindo uma programação regular de filmes.

Foi mais além, e após anos de convites aderiu a uma relação com parceiros das cidades de outros estados como PA, BA e SP. O Curta Circuito procura garantir ao realizador um espaço para exibição de seus filmes, tanto em cinemas quanto em locais alternativos, bem como para o público que tem na entrada franca não só o motivo de “curtir” uma sessão, mas de curtir o projeto e o que ele promove, seja como ambiente critico e reflexivo sobre as obras audiovisuais brasileiras, seja nos momentos de versar quais as impressões que ficam após cada encontro com a cultura nacional.

Linha curatorial As programações são organizadas por bimestres, produzindo uma peça de divulgação com maior apuro e informação textual, a partir da reflexão feita por críticos, pesquisadores, cineastas entre outros que são convidados a versar sobre o tema/filme. As linhas curatoriais são denominações conceituais que visam organizar as possibilidades de programação. Seu objetivo é transmitir ao público, de modo direto, qual aspecto do cinema está sendo ressaltado em cada sessão, assim como dão a ver o olhar cinematográfico próprio do projeto.

O Curta Circuito conta com seis linhas conceituais. Em cada uma delas estará abrigada uma forma de relação do projeto com o cinema brasileiro. "Eixo BR" é o espaço para a programação abordar a produção jovem e contemporânea do cinema brasileiro. Realizadores contemporâneos, cenas locais, coletivos artísticos, produção universitária, tudo que estiver em plena atividade e ainda não possuir lugar cativo na história do cinema brasileiro tem aqui o espaço para ser visto e apreciado.

"Clássicos BR", por sua vez, já é o espaço para filmes e realizadores com lugar marcado na história do nosso cinema. Aqui são vistos filmes fundamentais para a composição da tradição e memória cinematográfica no Brasil. Juntas, "Clássicos BR" e "Eixo BR" demonstram a amplitude do alcance histórico do projeto que vai da produção brasileira mais antiga, e consolidada, a mais recente, e pulsante. “Diálogos BR”, o projeto exibi filmes de dois cineastas brasileiros unidos na mesma sessão e, desse modo, colocados em diálogo cinematográfico.

Nos "Diálogos BR" há uma aproximação de mundos cinematográficos diferentes, unidos por algum ponto em comum. “Convergência BR”, são ciclos de palestras e encontros sobre um determinado tema da cadeia produtiva do setor, um espaço para reflexão e discussão entorno do audiovisual brasileiro. Já a linha intitulada "Tangentes" vem compor um espaço para a produção de caráter experimental que questiona e força os limites da linguagem cinematográfica. Tal qual a linha tangente ao círculo, que o toca, mas aponta pra algo fora de sua área, a experimentação no cinema está sempre vivendo nas bordas da linguagem institucionalizada, ao mesmo tempo compondo e fissurando o universo do cinema.  

Por último, temos a linha curatorial "Topografias" que abriga sessões temáticas dedicadas a apresentar alguns aspectos e questões cinematográficas fundamentais a partir de um conjunto de filmes. Nessa linha fica marcado o gesto curatorial do recorte, da delimitação do espaço reduzido de uma questão ou tema; dentro, o terreno mais amplo da arte e história do cinema.  

Abrigando o cinema brasileiro em toda a sua variedade histórica, temática e formal, o Curta Circuito se firma como um espaço privilegiado de pensamento e exibição do nosso cinema. Esperamos cada vez mais fortalecer no público o desejo de conhecer e ver mais o cinema criado no Brasil.  

 

jjussarafestival3Divulgação

 


Curta Circuito em Números
16 anos
Público: quase 72.000 pessoas já prestigiaram em 16 anos de projeto  
Programações exibidas: 4535
Formatos de exibição dos Filmes: 35mm, 16mm, digital e DCP Cidades que já participaram do Circuito  
18 cidades: Belo Horizonte, Montes Claros, Araçuaí, Ipatinga, Uberlandia, Guaxupe, Sao Sebastiao do Paraíso, Divinópolis, Uberaba, Santana do Paraíso, Mariana, Ouro Preto, Tiradentes, Sete Lagoas, Contagem, Belem do Para, São Paulo.
Estados que fizeram parte do Circuito​: Minas Gerais, Pará e Sao Paulo  
Filme Restaurado​: Tostao, a fera de Ouro de Paulo Lander e Ricardo Gomes Leite - 1970,
Premios pela restauração: Gol de Placa - 4 Cinefoot - Festival Internacional de Cinema de Futebol - 2013 Mention do D'Hounner - FICTS, Milão -2013
Alguns Convidados que já passaram pelo Curta Circuito em 16 anos​: Realizadores​: Jose Mojica Marins *Ze do Caixão  Vladimir Carvalho, Nelson Pereira dos Santos, Walter Lima Jr, Antonio Carlos da Fontoura, Xavier de Oliveira, Lirio Ferreira, Claudio Assis, Marcelo Gomes, Joao Batista de Andrade, Kiko Goifman, Geraldo Moraes, Beto Brant, Joao Saraceni, Marilha Rocha, Paula Gaitan, Jeferson De, Andres Lieban, Guto Parente, Noa Bressane, Bruno Safadi...
Músicos​: Sidney Magal, Pepeu Gomes, Seu Jorge, Agnaldo Timoteo, Max de Castro, Vander Lee, Regina Souza, Marco Souza e Guto Borges...
Atores:​ Othon Bastos, Tonico Pereira, Antonio Pitanga, Nelson Xavier, Stepan Nercessian, Paulo Tiefentaler, Jonathan Haagensen ...
Críticos: Jean Claude Bernard, Andrea Ormond, Raul Arthuso, Fernando Oriente, Amanda Aouad, Rafael Carvalho, Paulo Henrique Silva, Marcelo Miranda, Humberto Silva, Everton Belico, Roberto Cotta,  Victor Guimaraes...   
O Curta Circuito é realizado com o recurso da Lei Rouanet.
Patrocínio: Agropeu.
Participação: Fundação Clóvis Salgado.
Realização: Le Petit.  
Para informações adicionais, entrevistas e fotos Assessoria de Comunicação Curta Circuito |  Bárbara Prado – (31) 9.9192-1203

niver-viagens_728x90

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

February 2018
Mo Tu We Th Fr Sa Su
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 1 2 3 4
Chalezinho_300x250