No Festival do Rio, cineasta Dannon Lacerda apresenta curta documental sobre as tias trigêmeas -->

No Festival do Rio, cineasta Dannon Lacerda apresenta curta documental sobre as tias trigêmeas

Curta-metragem será exibido amanhã no Festival do Rio

“As Marias” é um curta-metragem documental do cineasta Dannon Lacerda que gravou sobre suas tias trigêmeas, em Mato Grosso do Sul.

 

Clique aqui

 

 

No próximo domingo, 8 de outubro, o curta-metragem documental “As Marias” do cineasta sul-mato-grossense Dannon Lacerda faz a sua estreia mundial durante o Festival do Rio, às 17 horas, no Estação Gávea.

 

 

 

De 4 a 7 de maio deste ano, Dannon gravou o curta-metragem em Guia Lopes da Laguna (MS), sua cidade natal, um documentário sobre suas tias trigêmeas – Maria Etelvina, Maria Leonor e Maria Salvadora -, que em 1947 viraram notícia no então Estado de Mato Grosso do Sul.

 

 

 

- Contam que até o governador foi visitá-las em virtude do ineditismo dessa gravidez tripla. Etelvina, Santinha e Duna, minhas tias, como são conhecidas na cidade, originam-se de famílias tradicionais, sendo trinetas de José Francisco Lopes – o Guia Lopes, imortalizado na obra Retirada da Laguna de Visconde de Taunay - e de Senhorinha Barbosa Lopes –  diz o cineasta.

 

 

 

A partir das histórias dessas três irmãs, Dannon apresenta um retrato dos costumes das cidades interioranas da região de fronteira, pois parte deles originam-se no país vizinho como a sopa paraguaia, a chipa, a guarânia e o chamamé, porém é através da intimidade de cada uma delas que o filme realiza uma reflexão sobre os papeis atribuídos às mulheres no século passado que eram criadas para obedecerem aos pais, aos maridos e à igreja. O filme apresenta aspectos de um Brasil da fronteira, profundo, e ainda desconhecido pela maioria das pessoas.

 

 

 

O curta-metragem foi produzido por Bianca Machado, residente em Corumbá, e contou com uma equipe enxuta e 100% do Mato Grosso do Sul. Trata-se da estreia do cineasta no cinema documental e primeiro filme rodado em seu estado natal, depois de ter realizado 6 curtas e 1 longa-metragem no Rio de Janeiro, selecionados e premiados em diversos festivais.

 

 

 

A montagem do curta foi realizada por Nina Galanternick, montadora de filmes premiados como O Homem Cordial, Casa Grande, Maria do Caritó, Alcione – O Samba é Primo do Jazz, entre outros, e de séries como Bruna Surfistinha e Hebe: um brinde à vida.

 

 

 

“Achei importante que o filme fosse montado por uma mulher experiente na arte e na vida, sendo que a parceria com a Nina foi maravilhosa e agregou muito à narrativa. Ela desafiou-me a entrar no filme e atuar também como narrador”, finaliza Dannon.

 

 

 

Teaser de “As Marias”
https://www.youtube.com/

 

Instagram oficial
@/dannon_lacerda/

 

 

 

Leia também:

'Dedo na Ferida' será exibido no Festival do Rio

 

 


Filmografia do diretor

 

Omoidê (curta-metragem)
Diálogo (curta-metragem)
Indícios 1 (curta-metragem)
Indícios 2 (curta-metragem)
Indícios 3 (curta-metragem)
Cine Centímetro (curta-metragem)
Copa 181 (longa-metragem)
As Marias

 

 


Dannon Lacerda

 

Os filmes do diretor participaram de dezenas de festivais recebendo diversas premiações como:
- melhor curta-metragem América do Sul no FestCine América do Sul de Campo Grande (MS);
- Melhor filme, melhor direção, melhor fotografia, melhor edição e melhor ator 141ª Mostra de Vídeo Independente de Porto Alegre (RS);
- Menção honrosa de melhor ator para Malvino Salvador no 2° Festival Brasil de Cinema Internacional, pelo curta Cine Centímetro;
- Melhor longa-metragem internacional no Festival Internacional de Cinema de Maipú (FICMAI), na Argentina;
- Melhor longa-metragem, direção, roteiro e ator (Carlos Takeshi) no FestCine de Pedra Azul (ES), pelo longa Copa 181.

Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad

saia no google

Veja nosso último vídeo!
Clique abaixo!

BANNER SANDRA SÁ

Escaneie o código para saber nossas novidades!

nosso grupo

 

Assinatura do Amazon Prime

kitsai

nextjoy

Saiba Mais Novidades do GSVIP

Veja aqui o mais novo programa do nosso canal no Youtube! Dê o seu joinha, comente e compartilhe!

Wondershare Filmora X - Hit play on your imagination

mrv5