susanfoto1

Susan Sasaki abre a categoria Curiosidades do nosso site

 

O Kenjutsu é a arte de combate com espadas, criada pelos Samurais no Japão feudal.
Hoje é a arte que transmite mais fielmente os ensinamentos dos samurais em nossos dias, mantendo viva uma tradição iniciada há 700 anos.

Os estilos tradicionais de Kenjutsu


Com o passar dos séculos surgiram centenas de estilos de Kenjutsu, muitos deles existentes ainda hoje. Estas escolas (em japonês ryu), conservam as técnicas de seus fundadores na forma de kata, seqüências de movimentos em combate que visam preparar os praticantes para todas as situações que encontrará no combate.

O Kenjutsu é um estudo completo das formas de combate com a espada criadas pelos samurais. Um Caminho para a vida toda, com o objetivo de aperfeiçoar-se na luta e na vida. Resgata a estratégia, a concentração e o espírito desenvolvido pelos samurais para o combate.


Treino de luta com equipamento de proteção

Para o treino de combate, os praticantes contam com armaduras de proteção chamadas bogu e espadas de bambu, shinai. Estes equipamentos possibilitam que pratiquem as técnicas sem o risco de ferimentos.

Com a segurança destes equipamentos, todo o combate segue da mesma forma que na época dos Samurais. Os mesmos golpes que eram capazes de encontrar os pontos fracos da armadura, as mesmas posturas de luta, os mesmos estudos de estratégia e, sobretudo, a mesma influência do Bushido.

O estilo de Kenjutsu de Miyamoto Musashi


O principal estilo praticado dentro das aulas de Kenjutsu é o Hyoho Niten Ichi Ryu, criado por Miyamoto Musashi, o mais famoso samurai de todos os tempos. São famosas as suas técnicas com duas espadas simultaneamente, capazes de vencer os adversários mais formidáveis com quem Musashi Sensei cruzou as espadas.

 

kenjutsu

IAIJUTSU

A arte de desembainhar a espada: Enfrentando oponentes imaginários, as espadas de metal cortam o ar. Com suas raízes na filosofia  ZEN, na busca pela perfeição e no aprimoramento interior a prática traz os segredos de vencer a si próprio e ao oponente antes mesmo do primeiro golpe.

 

Kenjutsu

 

 

Conceitos do Iaijutsu
Aspectos técnicos do treinamento de Iai

O Iaijutsu é praticado principalmente na forma de katas, seqüências pré-estabelecidas de técnicas.

Em geral, estas seqüências são executadas contra oponentes imaginários. Há também o Kumi Iai, katas com dois praticantes, onde um faz o papel de Shidachi (aquele que executa a técnica) e outro de Uchidachi (que recebe a técnica).


As seqüências de Iaijutsu se dividem em quatro fases: Nukitsuke, Kiritsuke, Tiburi e Noto.
Contudo esta divisão faz-se notar de maneira sutil, de modo que a correta execução dos movimentos forma um ciclo fechado e harmonioso.

Nukitsuke, a primeira fase, é onde o praticante, percebendo a intenção do oponente, desembainha o katana visando anular seu ataque. Isto pode acontecer de muitas maneiras: adiantando e atacando antes do oponente completar seu golpe ou bloqueando seu ataque, ou até mesmo tirando o corpo do alcance da espada do oponente fazendo-o perder seu golpe. Sacar a espada, em ataque ou defesa.

Kiritsuke é a fase a que se segue após o Nukitsuke onde, após desembainhada a espada, ocorrem os cortes finais contra o oponente. Os golpes devem ser desferidos com firmeza e precisão, porém sem força bruta. A sutileza do Iaijutsu reside em saber aplicar a força na medida correta da execução perfeita da técnica.

Tiburi, a terceira fase, é onde após a derrota do adversário, é realizado o movimento para limpar o sangue do katana. Dependendo do estilo e da seqüência, existem vários movimentos diferentes para realizar o Tiburi.

Noto, a última fase que fecha o ciclo da seqüência, é onde o katana é embainhado após a derrota dos oponentes. Apesar de ser o encerramento da seqüência, é importante ressaltar que a concentração e a prontidão devem ser constantes, pois o ciclo pode se reiniciar a qualquer momento. Afinal o samurai tem de estar sempre preparado e sereno.

Conceitos mais profundos também são observados durante a prática do Iai:

Zanshin: Literalmente “resto do espírito”. Se refere a estar pronto para reagir a qualquer momento, mesmo após o Kuritsuke e durante o Chiburi e Noto. O Zanshin correto reflete um estado de serenidade, não de nervosismo.

Maai: Se refere à noção da distância durante a execução do Kata. Os katas de Iaijutsu não são coreografias, mas técnicas cuja eficiência era o que determinava a vida ou a morte dos samurais que procuravam dominá-las. Por isto, apesar de os katas serem feitos contra um oponente imaginário, os praticantes devem demonstrar que
compreendem a distância correta e a correta aplicação das técnicas.

Metsuke: A forma correta de olhar durante a execução do Kata.

Tenouchi: A forma correta de empunhar a espada. A concentração aliada a uma respiração correta é muito importante.

JOJUTSU

A arte do bastão de madeira, transformado em uma das mais poderosas armas samurais.
Técnica e equilíbrio capazes de fazer o carvalho sobrepujar o aço, desarmar e render um oponente que empunha uma espada. Jô, um bastão de madeira de 1,28m.

Os samurais transformaram este objeto aparentemente simples em uma das mais completas armas de seu repertório.

O Jojutsu é conhecido como "A arte da paz"

Hoje, o Jojutsu, a arte de lutar com o Jô é praticada amplamente, trazendo saúde, boa forma e a disposição de um guerreiro para pessoas de todas as idades.

O Jojutsu surgiu como uma alternativa para os Samurais vencerem oponentes com espadas e outras armas sem precisar matá-los. Por possibilitar a vitória sem derramamento desnecessário de sangue, ficou conhecida como "A arte Samurai da Paz".

Treinos do JOJUTSU

 Fotos armas KENJUTSU, IAIJUTSU E JOJUTSU:

kenjutsu, susan sasaki

kenjutsu, susan sasaki

kenjutsu, susan sasaki

susan sasaki, kenjutsu

kenjutsu, susan sasaki

susan sasaki, kenjutsu

susan sasaki, kenjutsu

susan sasaki, kenjutsu

susan sasaki, kenjutsu

kenjutsu, susan sasakiColaboraram: Susan Sasaki & Instituto Cultural Niten

niver-viagens_728x90

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Chalezinho_300x250