As Paquitas

 Foto: Reprodução

Ô, Ô, Ô... QUEM QUER COM AS PAQUITAS DANÇAR?
Ô, Ô, Ô... O NOSSO XOU NÃO PODE PARAR!

 

As Paquitas

     Para quem viveu os anos 80, 90 e 2000, conhece muito bem o refrão da música acima dessa bela montagem e a fama das meninas loirinhas na faixa dos 10 aos 15 anos que cantavam, animavam e levavam alegria para todos os baixinhos no programa da Rainha Xuxa Meneghel. Eram elas, as paquitas!!!

     Sinônimo de alegria, bom humor e espontaneidade. Garotas disciplinadas, talentosas e companheiras, que foram multiplicando-se cada vez mais. Seja a primeira geração de paquitas, ou a Nova Geração, ou ainda a Geração 2000, todas elas tiveram sua importância no mundo infantil. Foram três décadas de muito sucesso entre os baixinhos e as adolescentes que pintavam os cabelos e que queriam ser as novas paquitas.

     Hoje, 30 anos depois dessa magia, elas cresceram e ganharam uma vida própria.  Vamos conhecer um pouco do antes e do depois dessas mulheres lindas que um dia foram meninas famosas? Este primeiro, de três artigos da série "curiosidades", traz as lembranças das grandes paquitas da primeira geração do Programa Xou da Xuxa.

Paquitas, Era "Xou da Xuxa", 1986-1995:
Andréa Veiga, Andréa Faria, Luise Wischermann, Ana Paula Guimarães, Roberta
Cipriane, Tatiana Maranhão, Ana Paula Almeida, Priscila Couto, Cátia Paganotte,
Flavia Fernandes, Letícia Spiller, Bianca Rinaldi, Juliana Barone.

 

 

 Andréa Veiga
Foto: Reprodução

Andréa Veiga

 

     Apelidada de paca – Foi a primeira Paquita. Iniciou no programa Clube da Criança na Rede Manchete no ano de 1983, permanecendo no grupo até 1988 no Xou da Xuxa pela rede Globo. Hoje com 45 anos, é jornalista e atriz. Atualmente faz trabalhos esporádicos no rádio e na TV.
Data de Nascimento: 09 de agosto de 1969.

     Curiosidades: Ao sair do time das Paquitas, em Novembro e Dezembro de 1988, ela começou a gravar pelo selo Xuxa Discos o seu primeiro (e único) trabalho musical. O LP não teve uma boa vendagem, e nem muita divulgação, mas conquistou o carinho de muitos fãs. As faixas "Ama Amazônia" e "Oba Tãnãnã" obtiveram grande destaque, mas foi a faixa "Se Liga 16" que deu mais sustentação às vendas do álbum, já que fez parte do filme "Sonho de Verão". Andréa Veiga foi paquita na Espanha em 1992 e repórter do Planeta Xuxa até 2002.

 

Heloísa Morgado
Foto: Reprodução

Heloísa Morgado

 

     Apelidada de Paquita 2 – Foi a segunda assistente do Clube da criança, de 1984 a 1986, permanecendo somente um ano, antes da Xuxa ir com a sua trupe para a Rede Globo. Hoje com 45 anos trabalha como empresária de mídias sociais.
Data de Nascimento: 06 de janeiro de 1969.

     Curiosidades: Foi a única paquita que participou somente do Programa Clube da Criança em 1984.

 

 

 Andréa Faria
Foto: Reprodução

Andréa Faria

 

     Conhecida como Xiquita sorvetão - foi uma das mais carismáticas com o público, entrou no grupo no ano de 1986, permanecendo até o ano de 1990. Atualmente, com 41 anos, trabalha como empresária, é dona da casa de festas infantis “Casa da Sorvetão”, no Rio de Janeiro. Mãe de Giovana (16 anos) e Maria Eduarda (6 anos), é casada com o cantor Conrado.
Data de Nascimento: 01 de agosto de 1973.


     Curiosidades: A Sorvetão também teve seu momento musical ao sair do time das paquitas do Xou da Xuxa. Porém não teve apoio da Xuxa Discos, mas recebeu de toda a produção e lançou seu álbum pela Philips (atual Universal Music). O álbum foi gravado e divulgado enquanto Sorvetão fazia parte do elenco do programa de TV "Os Trapalhões".

 

 

Luise Wischermann
Foto: Reprodução

 Luise Wischermann

 

     Conhecida como Pituxona ou Pituxa alemã, participou do grupo durante 3 anos (1986-1989). Atualmente com 40 anos, gerencia o escritório de seu marido no Rio, as operações da cervejaria Xingu na América do Norte e Europa. Foi diagnosticada com esclerose múltipla.
Data de Nascimento: 25 de fevereiro de 1974.

     Curiosidades: Foi a única das ex-Paquitas que não participou do último "Xou da Xuxa", pois na época já havia se mudado para a Alemanha. Em 1994, ela apresentou durante algumas semanas o quadro "Agendinha", do Xuxa Park.

 

 

Ana Paula Guimarães 
Foto: Reprodução

Ana Paula Guimarães

 

     Apelidada de Catuxa ou Catu, entrou no grupo em 1987, permanecendo até o ano de 1989, depois voltou em 1992, ficando até 1995. Foi á única paquita que saiu e depois voltou. Atualmente, com 41 anos é diretora na Globo. Último trabalho dirigido por ela foi o humorístico “Divertics”.
Data de Nascimento: 05 de julho de 1973.

     Curiosidades: Foi a primeira catuxa do grupo paquitas, saiu junto com Louise para tentar a carreira solo, não deu certo e voltou. Como já havia a catuxa jujuba, ela foi apelidada de Catú. Após parar de trabalhar como Paquita, ela participou do grupo Three Dance, ao lado das também ex-paquitas Bianca Rinaldi e Roberta Cipriane.
O grupo se apresentou várias vezes no "Xuxa Hits" e também
acompanhou Xuxa no segundo ano da turnê "Sexto Sentido".

 

 

Roberta Cipriane
Foto: Reprodução

Roberta Cipriane

 

     Chamada carinhosamente de Xiquitita surfista, por gostar muito de surfar. Fez parte da primeira geração de paquitas no ano de 1987, permanecendo até 1995, onde foi trocada todas do grupo.  Hoje com 38 anos é gerente de um restaurante em Rio das Ostras (RJ). Mãe de Nicole e dos gêmeos Cauã e Lucca de 9 meses.
Data de Nascimento: 27 de fevereiro de 1976

     Curiosidades: Foi uma das primeiras paquitas a entrar, falava muitas gírias e era muito novinha, teve que fazer fonoaudiologia para consertar um problema que tinha na dicção (tinha a língua presa entre os dentes) e, com muita força de vontade, superou esse obstáculo. Após parar de trabalhar como Paquita, ela participou do grupo Three Dance, ao lado das também ex-paquitas Bianca Rinaldi e Ana Paula Guimarães.

 

 

Tatiana Maranhão
Foto: Reprodução

Tatiana Maranhão

 

     Apelidada de Paquitita lôra, porque era a única do grupo que tinha um cabelão preto, depois pintou de loiro para ficar parecida com as demais do grupo. Entrou em 1987, ficando até 1990. Atualmente é a assessora de imprensa de Xuxa. Mãe do Pepê.
Data de Nascimento: 09 de maio de 1977.

     Curiosidades: Não quis mais saber de TV quando saiu.

 

 

Ana Paula Almeida
Foto: Reprodução

Ana Paula Almeida

 

     Chamada carinhosamente de Pituxita bonequinha. Entrou no grupo em 1988 e saiu em 1995. Morava muito longe do estúdio de gravações do programa e morou na casa de Xuxa por um tempo. Mãe de Davi e, atualmente com 36 anos, está desfilando como modelo de plus size e participando de alguns programas de TV.
Data de Nascimento: 01 de fevereiro de 1977.

     Curiosidades: Há pouco tempo, decidiu leiloar o disco de ouro que recebeu em 1991, quando ainda atuava no grupo musical as "Paquitas". O objetivo do leilão é arrecadar fundos para pagar dívidas que vêm se acumulando.

 

Priscila Couto
Foto: Reprodução

Priscila Couto

 

     A top model Catuxita entrou no grupo em 1987 e ficou até 1995. Já desfilava para a marca de roupas da Xuxa “O Bicho Comeu”, quando fez teste para Paquita. Atualmente com 37 anos, cursa direito e está prestes a se formar. E ainda sobe aos palcos com a amiga Cátia (miuxa) para cantar hits infantis dos anos 80 e manter viva a memória dos fãs da trupe.
Data de Nascimento: 15 de dezembro de 1977.

     Curiosidades: Com 9 aninhos de idade (ainda sem dente), Priscilla se tornou a Catuxita e permaneceu no grupo até o final. Por ser a "tourinho" do grupo, Priscilla sempre conteve sua emoção, nunca chorava em momentos especiais mas em sua despedida não aguentou o rojão e se debulhou em lágrimas. Também gravou um álbum chamado Priscila.

 

 

 Letícia Spiller
Foto: Reprodução

Letícia Spiller

 

     Apelidada de Pituxa pastel, por ser meio avoada, entrou no grupo em 1989 permanecendo até 1992. Atualmente com 41 anos é atriz consagrada da Rede Globo e está interpretando Gilda na novela das seis "Boogie Oogie" que estreou dia 06 de agosto de 2014. Mãe de Pedro, de 17 anos, e de Stella, de 3 anos.
Data de Nascimento: 19 de junho de 1973.

     Curiosidades: Voltou a trabalhar ao lado de Xuxa no filme "Sonho de Menina" de 2007.

 

 

Cátia Paganote
Foto: Reprodução

 Cátia Paganote

 

     A que mais fez teste para entrar no grupo, foram 10 meses de testes. Era a única ajudante a usar os cabelos encaracolados, foi apelidada de Miúxa-bruxa. Entrou em 1989 e foi até 1995. Atualmente, com 38 anos, é candidata à Deputada Estadual pelo partido PTB. Se apresenta também com a amiga, Priscila catuxita, nas festas anos 80, cantando hits das paquitas e é mãe da Valentina de 4 anos.
Data de Nascimento: 20 de março de 1976.

     Curiosidades: Assim como uma parte das paquitas, Cátia também lançou um álbum em 1995, com estilo de pagode, pois era seu jeito meio "povão" de ser e se tornou:  “Cátia – Uma loira no pagode”. Deu certo, porém, após o período de divulgação, as vendas do álbum caíram muito rápido fazendo com que a produção desistisse dela, cancelando o contrato com a gravadora.

 

 

Juliana Baroni
Foto: Reprodução

Juliana Baroni

 

     Carinhosamente chamada de Jujuba – A Catuxa entrou em 1990 através de um concurso, permanecendo no grupo até 1995. Contratada atualmente pela Rede Record, esteve em Balacobaco, na emissora, em 2012, está de licença-maternidade e vive a função de mãe da Maria Eduarda (4 meses) e quer investir na carreira de produtora. Tem 36 anos.
Data de Nascimento: 17 de abril de 1978.

     Curiosidades: Em 2006, ela relembrou seus tempos de paquita no especial "Xuxa 20 anos", exibido pela Rede Globo.

 

 

Bianca Rinaldi
Foto: Reprodução

Bianca Rinaldi

     Apelidada de  Xiquita Bibi, entrou no grupo em 1990 permanecendo até 1995. Atualmente, com 39 anos, voltou para a TV Globo como atriz na novela “Em Família" de Manoel Carlos, em 2013. Mãe das gêmeas Beatriz e Sófia de 5 anos.
Data de Nascimento: 15 de outubro de 1974.

     Curiosidades: Após parar de trabalhar como Paquita, ela participou do grupo Three Dance, ao lado das também ex-paquitas Roberta Cipriane e Ana Paula Guimarães. O grupo se apresentou várias vezes no "Xuxa Hits" e também acompanhou Xuxa no segundo ano da turnê "Sexto Sentido".

 

 

Flávia Fernandes
Foto: Reprodução

Flávia Fernandes

     A fantasminha Pluft, por ser muito branquinha, era a Paquitita do grupo. Fez faculdade de Direito, prestou concurso público e começou a levar uma vida "normal". Atualmente está com 37 anos.
Data de Nascimento: 19 de março de 1976.

     Curiosidades: Gravou o segundo disco do grupo PAQUITAS em 1991, solando a faixa “Batatinha Frita”, um dos grandes sucessos do disco. Em conversa com fãs, Flávia comentou que não quer mais aparecer na mídia e que,
por isso, não aceitou participar do especial "Xuxa 20 anos".

 


 



 

Não percam o próximo artigo!
Leiam o segundo: Série AS PAQUITAS: As Paquitas Cresceram e Apareceram, Artigo Dois

Agradecimentos especiais ao colaborador Charles Silva.

Charles Silva é dono de um dos blogs de maior sucesso Fã Clube Ilha X especializado na carreira, obra e vida da apresentadora Xuxa Meneghel.
O Blog é resultado do sucesso do fã clube homônimo, fundado e criado por Rocharlio Silva, situado em Fortaleza no Ceará.

Página do Fã Clube no Facebook: FC Ilha X

"O fã clube tem como objetivo reviver a história da Xuxa que transformou o mundo infantil dos anos 80, e que até hoje vem conquistando os baixinhos".

Twitter do Fã Clube: FC Ilha X/CE

niver-viagens_728x90

Comentários   

0 #1 Vágner Rios 20-01-2016 04:02
:lol: Amei ler os detalhes das Biografias.
O xou da Xuxa significou muita coisa em minha infância.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Chalezinho_300x250