O livro "A Estrada para Deus sabe onde" será lançado em São Paulo -->

O livro "A Estrada para Deus sabe onde" será lançado em São Paulo

O livro "A estrada para Deus sabe onde" será lançado no dia 16 de maio na Livraria da Vila dos Jardins, em São Paulo.

godsroad

Divulgação

Clique aqui

 

No próximo dia 16 de maio, acontece na Livraria da Vila dos Jardins o lançamento do livro com DVD de A estrada para Deus sabe onde (1988).

Documentário de vanguarda na obra do diretor irlandês Alan Gilsenan, permanece como um filme que traduz o espírito de uma década de transformação na Irlanda. Se a década de 1980 foi um período de regressão social, emigração, crise econômica e política, foi também o prenúncio de mudanças culturais sísmicas que conectaram dinamicamente o povo irlandês, na Irlanda e no exterior.

Estrada capta esse espírito de transformação, de ondas de choque em seu conjunto caótico de testemunho, imagem visual e som impressionantes. O filme é infundido com a idéia de que a Irlanda estava em pleno movimento, em uma viagem, literal e figurativamente.

Esta edição crítica bilingue, editada por Lance Pettitt e Beatriz Kopschitz Bastos, combina o texto do roteiro de Gilsenan e seu próprio ensaio reflexivo sobre o filme. O DVD legendado inclui ensaios críticos por Harvey O'Brien e Ruth Barton, traduções de José Roberto O'Shea, Maria Rita Viana, Richard Costa e Flavia Miranda O'Shea,.

O volume, publicado pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a Cia Ludens, é o terceiro da série intitulada A Irlanda no Cinema – Roteiros e Contextos Críticos. Os dois primeiros títulos foram: The Uncle Jack / O Tio Jack (2011), de John T. Davis, e The Woman Who Married Clark Gable / A mulher que se casou com Clark Gable (2103), de Thaddeus O'Sullivan, ambos também editados por Lance Pettitt e Beatriz Kopschitz.  

O objetivo da série A Irlanda no Cinema – Roteiros e Contextos Críticos é publicar os roteiros de um número seleto de filmes, de reconhecida excelência, do cinema irlandês, a fim de possibilitar uma melhor apreciação de seu valor como obras de arte em termos de sua sobrevida cultural e cinematográfica. A possibilidade de ler um roteiro antes, ou logo após, uma projeção acrescenta uma nova dimensão à experiência cinematográfica. Por se tratar de uma mídia visual, o filme ganha vida na tela diante dos espectadores. Contudo, é raramente projetado na ausência de som, de música ou da voz humana. Roteiros na forma impressa ajudam a centrar a atenção nas sutilezas dos diálogos, na narração em voice-over e na escolha habilidosa de palavras no processo de composição.

A série apresenta textos em língua inglesa paralelamente a sua tradução em português, no intuito de ampliar o número de potenciais espectadores e leitores de filmes. Ainda que os filmes desta série não sejam os filmes mais conhecidos do cinema irlandês, amplamente disponíveis ou bem-sucedidos comercialmente ao redor do mundo, eles garantem – do ponto de vista dos editores – essa maior exposição, em termos de seu próprio direito como artefatos individuais e criativos, bem como acrescentam à riqueza e à variedade daquilo que constitui a cultura irlandesa da imagem em movimento no século XXI.

Alan Gilsenan é um premiado cineasta, escritor e diretor de teatro. Nasceu no condado de Meath, na Irlanda, graduou-se com distinção e louvor em Inglês e Sociologia em Trinity College, Dublin, e estabeleceu-se como um dos cineastas iconoclastas da Irlanda com A estrada para Deus sabe onde (1988). Em sua própria produtora, Yellow Asylum Films, dirigiu mais de trinta filmes e documentários para o cinema e a televisão, incluindo: All Souls' Day (1997), The Green Fields of France (1998), Zulu 9 (2002), The Ghost of Roger Casement (2002), Timbuktu (2004), The Yellow Bittern: The Life & Times of Liam Clancy (2009), Ó Pheann An Phiarsaigh  (2010), Eliza Lynch: Queen of Paraguay (2013), A Vision: A Life of W. B. Yeats (2014) e Unless (previsto para 2016). Vencedor de prêmios como Jacob's, IFTA e European Film Awards, também serviu como Presidente do Conselho do Irish Film Institute, e membro do Irish Film Board e do Conselho da RTÉ.  

Lance Pettitt é Professor de Cinema e Televisão e Diretor do Centro de Estudos Irlandeses em St Mary's University, Londres, e Professor Visitante de Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais na Universidade de Viena. Autor de Screening Ireland (Manchester UP, 2000) e December Bride (Cork UP, 2001), é coeditor da série A Irlanda no cinema: O Tio Jack (Humanitas, 2011), A Mulher Que Se Casou com Clark Gable (Humanitas, 2013), A estrada para Deus sabe onde (EdUFSC, 2015) e Maeve (previsto para 2017).   Foi curador do DVD Thaddeus O'Sullivan: Early Films, 1974-1985 (IFI, 2014) e coeditor de uma edição crítica das memórias de Brian Desmond Hurst: Travelling the Road (prevista para 2017).

Beatriz Kopschitz Bastos compõe o corpo de membros do Programa de Pós-graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina.  É também dramaturgista e produtora da Cia Ludens, companhia especializada em teatro e cinema irlandês, com base em São Paulo.  Coeditora do volume Contemporary Irish Theatre do periódico Ilha do Desterro (UFSC, 2010) e da série A Irlanda no cinema – O Tio Jack (Humanitas, 2011), A Mulher Que Se Casou com Clark Gable (Humanitas, 2013), A estrada para Deus sabe onde (EdUFSC, 2015) e Maeve (previsto para 2017), é também editora da coleção de quatro peças de Brian Friel em tradução para o português por Domingos Nunez: Coleção Brian Friel (Hedra, 2013).  Foi diretora da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses e compõe a diretoria executiva da International Association for the Study of Irish Literatures.

 

godsroad2Divulgação

 

Serviço
Local: Livraria da Vila, Alameda Lorena  1731 – Jardins
Data: 16/05 (Segunda às 18h30)
18:30 às 19:30
Exibição de trecho do filme e leitura de trecho do prefácio do diretor Alan Gilsenan, "Two-Reel Road Flick: Remembering the 1980s", pelo próprio diretor, e da tradução em português, "Filme de dois rolos na estrada: relembrando os anos 1980", pelo tradutor José  Roberto O'Shea. Conversa com Alan Gilsenan, Lance Pettitt e Beatriz Kopschitz Bastos.    
19:30 às 21:30
Autógrafos, coquetel e música.
Informações: 3062 1023

Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad

saia no google

Veja nosso último vídeo!
Clique abaixo!

BANNER SANDRA SÁ

Escaneie o código para saber nossas novidades!

nosso grupo

 

Assinatura do Amazon Prime

kitsai

nextjoy

Saiba Mais Novidades do GSVIP

Veja aqui o mais novo programa do nosso canal no Youtube! Dê o seu joinha, comente e compartilhe!

Wondershare Filmora X - Hit play on your imagination

mrv5