Em algumas palavras reveladoras, Fábio Fabrício Fabretti e Gerson couto contam um pouco sobre o recém lançado e primeiro trabalho deles como parceiros na literatura, o livro "Gretchen - Uma Biografia Quase Não Autorizada", sobre a vida da cantora Gretchen.

fabrettigretchencoutogracapaes

Fábio Fabrício Fabretti, Gretchen e Gerson Couto (Foto: Graça Paes)

 

     A vida da cantora e dançarina Gretchen sempre instigou a imprensa e o público. Acaba de virar um livro com o subtítulo: Uma biografia quase não autorizada, lançada pela Editora Ilelis, e está rendendo o que falar com sua protagonista circulando por todos os programas de Televisão.

     Mas quem está por trás disso? Trata-se do terceiro livro e a primeira biografia de Gerson Couto, que já publicou o Hemisfério Dorso e o 3355 Situações Que Você Deve Saber Para Não Morrer Como Nos Filme de Terror, prefaciado pelo cineasta José Mojica Marins. Gerson gosta de se reinventar no mundo da literatura e das possibilidades artísticas. É bailarino profissional, pioneiro e atual, no programa Amor & Sexo, apresentado por Fernanda Lima, na Rede Globo, além de ator.

Acompanhar uma biografia é totalmente diferente de uma pesquisa sobre filmes de terror, pois os elementos para a produção da biografia, além de todo o material cedido pelos fãs, foram as pessoas de seu convívio profissional ou pessoal. Então você acaba estruturando seus dias de acordo com as possibilidades que essas pessoas têm para ceder suas memórias. É preciso de muita paciência, alterando sua rotina.''confessa Gerson que tem interesse em tudo o que chama sua atenção

     Para o outro autor, Fábio Fabrício Fabretti, que se divide-se entre escrever para adultos e crianças, lançado até na Europa, lecionar literatura e atuar como pesquisador do núcleo de Gloria Perez, também na Rede Globo, esta é a sua quinta biografia, depois de ter começado ajudando na publicação póstuma das cartas do autor Caio Fernando Abreu e de já ter contado a vida das atrizes Gloria Pires e Jussara Calmon, além da cantora Neusinha Brizola. Fábio declara que cada obra é distinta e ao mesmo tempo similar, com uma singularidade totalmente plural.

Uma vida nunca é igual a outra. Cada pessoa é um planeta girando em uma órbita. Embora o processo técnico de construir um livro seja o mesmo, com a elaboração de projeto, o plano de abordagem, a estratégia de ação e finalmente as entrevistas, pesquisas e escritas, cada livro tem a sua história por trás da história. Agradecemos muito a todos que ajudaram, como familiares, amigos, companheiros profissionais e fãs da cantora.''diz o autor

 

gre2Sula Miranda, Fábio Fabretti, Maria José Del Papa (mãe de Sula e Gretchen) e Gerson Couto
celebrando o sucesso do lançamento em São Paulo.(Foto: Arquivo Pessoal dos autores)

 

     Quando perguntados sobre o motivo de escolherem a Gretchen, Gerson Couto é enfático: ''Ela sempre foi uma mulher e artista que chamou minha atenção, como de quase todos. É um ícone pop brasileiro que a nova geração conhece muito mal, pois seus principais discos infelizmente não foram relançados nas mídias atuais. Eu acreditei e aposto naquele trabalho".

     Fábio Fabrício Fabretti complementa: ''Os tempos mudam e as pessoas surgem, algumas ficam e outras passam. E há aquelas que deixam as marcas e mudanças. Ela tem muita participação na história e na cultura brasileiras. É uma referência de personalidade artística e de mulher, como Luz Del Fuego, Pagu e Leila Diniz. Meu desejo de escrever biografias vem da minha curiosidade e leitura sobre o tema. Escrever para mim é abrangente e o estilo está deixando, cada vez mais, de ser meramente jornalístico para se tornar literário, seja romanceado, investigativo ou denunciador, mas conquistando mais e mais as prateleiras.''

     Ambos desfrutam agora, com louvor, do seu trabalho realizado através de dois anos, finalmente materializado em um livro sincero, surpreendente e polêmico, tratando abertamente de várias questões que muitos distorciam ou jamais saberiam, desnudando a trajetória pessoal e artística de uma mulher que fez história na história.

niver-viagens_728x90

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Chalezinho_300x250