Composição musical "ECO" agrega sons da natureza à orquestra, em SP -->

Composição musical "ECO" agrega sons da natureza à orquestra, em SP

Obra do músico Rodrigo Reis será apresentada nos dias 17 e 22 de outubro (segunda e sábado) no Teatro Reynuncio Lima do Instituto de Artes (IA) da UNESP, em São Paulo.

oecodigital

Divulgação

Clique aqui

 

Com apresentações nos dias 17 e 22 de outubro, às 20h, no Teatro Reynuncio Lima do Instituto de Artes (IA) da UNESP-SP, "ECO" do compositor Rodrigo Reis, utiliza elementos como galho de árvore, apitos ornitológicos e motosserra para fazer uma dura crítica às políticas ambientais vigentes e exaltar a natureza e a vida.

Na obra composta para ensemble, Rodrigo investe em recursos musicais e performáticos para expressar e dar visibilidade a determinados valores ético-estéticos pertinentes ao aforismo:

♩ ♫ ♭Raízes, que espalhem e destruam o asfalto

Galhos, que cresçam e arrebentem os fios

Bichos, que voltem e livres tomem conta

Humanos, que definitivamente desapareçam♬ ♮ ♬

A composição emprega uma linguagem musical contemporânea e se estrutura em quatro seções executadas em única sequência: 1 Raízes e Galhos, 2 Patas, 3 Asas, onde emprega os apitos ornitológicos e 4 O Fim do Homem, para voz e motosserra.

Para dar voz aos humanos, o compositor conduziu um processo técnico para 18 performers com o objetivo de desconstruir o canto. Para isso se aliou aos conceitos de Nietzsche, Deleuze e o Teatro da Crueldade de Artaud, estimulando a prática da Glossolalia Intensiva. Trata-se da prática de Esquizopresença proposta por Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek, aplicada à técnica glossolálica. O resultado sonoro é original e tem paralelo com as produções da Taanteatro Cia e com a música da compositora e performer estadunidense Meredith Monk.

"A escolha dos apitos que emitem sons de pássaros e insetos, bem como seu arranjo, não acontece de modo casual. Se fundamentam nos comportamentos e funções ecossistêmicas da fauna presente no bioma neo-tropical e na paisagem sonora rural e serrana do sudoeste mineiro onde nasci",conta Reis.

Inscrita como obra musical erudita contemporânea, ECO traz para a sala de concerto o ativismo ecológico. Seu caráter político pode ser traduzido como um manifesto do compositor voltado para valores e modos de existência Ecocentrados. "Coloco em questão o Antropocentrismo e os modelos patriarcais no contexto da modernidade racional-científica-industrial que inscreve seus valores hegemônicos em paradigmas hierárquicos e predatórios", explica o músico.

A obra é uma ode ao conceito de Ecosofia, proposto pelo filósofo francês Felix Guattari, apresentado em seu ensaio As Três Ecologias. "A Ecosofia inscreve a Vida em todas as suas formas e interações singulares, seja humana e inumana, como valor central e maior",explica o compositor.

Rodrigo Reis conclui sua graduação em Composição na Unesp com a apresentação da obra "ECO".

Ficha Técnica:
Composição musical e direção artística: Rodrigo Reis Rodrigues
Regência: Lucas Albuquerque
Intérpretes do Laboratório de Criação, orientação: Prof. Alexandre Lunsqui
Performances vocais do grupo de pesquisa e criação em Glossolalia Intensiva

 

oecodigital2Natumusica (Divulgação)

 

Serviço:
Apresentação da composição musical "ECO"
Concerto para ensemble, galho de árvore, voz e pios
Dias 17 e 22 de outubro (segunda e sábado), às 20h
Teatro Reynuncio Lima – Instituto de Artes da UNESP
Rua Bento Teobaldo Ferraz, 271 – Barra Funda – São Paulo
Estacionamento gratuito no local
Entrada franca
Duração: 30 minutos
Após as apresentações o compositor e os intérpretes participarão de um bate-papo com o público.
Classificação etária: 16 anos
Capacidade: 120 lugares

Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad

saia no google

Veja nosso último vídeo!
Clique abaixo!

BANNER SANDRA SÁ

Escaneie o código para saber nossas novidades!

nosso grupo

 

Assinatura do Amazon Prime

kitsai

nextjoy

Saiba Mais Novidades do GSVIP

Veja aqui o mais novo programa do nosso canal no Youtube! Dê o seu joinha, comente e compartilhe!

Wondershare Filmora X - Hit play on your imagination

mrv5