Saiba tudo sobre o espetáculo "Re-Vintage".

revintage4

Fotos: Diego Souza/Rocharlio Silva (Divulgação)

 

 

O Espetáculo


     A Residência Artística de Sapateado, criada em 2009, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da formação de jovens e adultos na arte do sapateado, inicia em dezembro de 2013, momentos de investigação sobre o fenômeno Vintage, lançando-se para o processo de criação com a seguinte trajetória:  Foram aplicados cinco módulos de dança, desde a iniciação ao sapateado, trazendo elementos importantes para a criação rítmica do novo trabalho, até o convite de personalidades da dança do Ceará para agregar novas percepções aos movimentos executados.  A preparação dos residentes conta ainda com a parceria do STALLO Coletivo Vocal e Percussivo, assinando a direção musical do espetáculo com o trabalho de musicalidade e percussão corporal. Como resultado deste processo, temos o espetáculo RE-VINTAGE, uma releitura de um estilo de vida clássico e simultaneamente moderno, com foco na elegância, dando ao corpo cotidiano o devido requinte e sofisticação, inspirados na célebre frase do filósofo francês Paul Valéry (1871-1945) “Elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir”.

 

revintage2

     O Vintage envolveu, além de um depurado comportamento humano, peças do vestuário, mobília doméstica, designe de carros e elementos decorativos, que mais do que peças antigas, refletem o extremo bom gosto, a ótima qualidade, o charme e elegância característicos, ocorrido entre as décadas de 1920 a 1960.  
     A montagem é resultado de uma necessidade vinda do grupo somada a muita dedicação e ensaio. Integram este grupo pessoas que nunca sapatearam antes como estudantes, funcionários públicos, profissionais liberais, professores, pesquisadores, uma gama diversa de pessoas que se uniram em prol de um único objetivo: sapatear. 

 

revintage3



Uma História de Sucesso


2009 – Surge a Residência Artística de Sapateado a partir da necessidade de intercâmbio e da troca de experiências entre o sapateador Brino Correia e demais artistas locais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da formação de jovens e adultos em sapateado.  
2010 – Como resultado do primeiro ano da Residência Artística de Sapateado, surgiu a performance “Confia em Mim”  carregada de inquietações quanto ao mundo e principalmente quanto as doenças sociais.  
Primeira turma
2011 – Seguindo a mesma trilha, a performance se renovou e a Residência estreou seu primeiro trabalho, o espetáculo infantil “Confia em Mim”,  que reflete sobre a inversão de valores sociais,  questiona a individualidade do ser humano e o interesse no bem comum.   
2012 – Com a abertura de uma nova turma, a Residência dá continuidade as suas atividades, em sala de aula, apurando as técnicas do sapateado. Nesse mesmo ano, recebe o convite para apresentar-se no quarto Manifesta (Festival Multicultural) com a performance "Sapateando os Ritmos Brasileiros", trazendo além de uma apresentação cheia de ritmos, muita cor e alegria para o festival.

 

revintage5

 


2013 – Nesse ano, com a reestreia do espetáculo infantil “Confia em Mim”, no Theatro José de Alencar, a Residência participou de projetos formadores de plateia, entre os quais podemos ressaltar o Teatro Escola do SESC, o Arte Retirante e o Arte Itinerante  do CCBNB (Centro Cultural Banco do Nordeste), O TJA Criança do Theatro José de Alencar e entrou em turnê por cidades do Nordeste e do interior do Estado, sendo selecionado para compor a programação do 3º Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC) por dois anos consecutivos.
2014 – A Residência alcança seu mais novo projeto que conta com intercâmbios e colóquios entre os alunos, profissionais da dança e professores convidados que colaboraram para o melhor desempenho dos sapateadores: RE-VINTAGE, com estreia no palco principal do Theatro José de Alencar no Dia Internacional do Sapateado 25 de maio de 2014, com duas sessões para mais de 300 pessoas.  
Apresentações  
a) Estreia dia 25 de maio de 2014 – duas sessões b) Cuca Mondubim: 02/08/2014 c) Cuca Barra: 16/08/2014 d) Teatro Universitário (UFC): dias 06, 13, 20 e 27/09/2014 e) Teatro Carlos Câmara: 29/10/2014 f) Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil: Dias 09 e 16/01/2015.    


 revintageEndereço do Espetáculo: Centro Cultural Banco do Nordeste
Av. Conde d'Eu, 560 - Centro, Fortaleza - CE


Ficha Ténica
Residência artística de Sapateado

Espetáculo: Re-Vintage
Classificação Indicativa: LIVRE 
Duração: 40 minutos.
Release:  O espetáculo é um mergulho estético, atual e divertido no fenômeno Vintage e inspirado na frase "A elegância é a arte de não se fazer notar aliada ao cuidado sutil de se distinguir", do filósofo francês Paul Valéry (1871-1945).  
Produção: Residência Artística de Sapateado
Responsável: Adriano de Souza Correia (Brino Correia) Rua Libânia, 1247 – Serrinha. Tel: 85 – 86621732 / 30451355 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Direção geral e coreografia: Brino Correia.
Direção Musical: Stallo Coletivo Vocal e Percussivo.
Responsável técnico: Ana Marlene (85) 88019294 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Integrantes: Sapateadores: Brino Correia, Emis Bastos, Gabriel Cavalcante, Gildomar Lima, Higor Fernandes e Pedro Henrique.
Músicos: Artur Guidugli, Lílian Alves, Lucas Jackson e Paloma Cabral. 
Iluminação/ Produção: Ana Marlene.

niver-viagens_728x90

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Chalezinho_300x250