"Olonadé - A cena negra brasileira" ocupa o Cacilda Becker, de 09 a 14/08 -->

"Olonadé - A cena negra brasileira" ocupa o Cacilda Becker, de 09 a 14/08

Cia dos Comuns reedita o festival Olonadé - A cena negra brasileira, celebrando os 70 anos de trajetória profissional da atriz Ruth de Souza, a partir de 9 de agosto no Teatro Cacilda Becker.

engravide2016

Mercedes (Foto: Divulgação)

Clique aqui

 

Quando surgiu, em 2001, a Cia dos Comuns – grupo teatral carioca formado por atores e atrizes negros – teve como propósito a criação e o fomento de narrativas artísticas que tivessem o negro como protagonista – da cena e dos temas retratados. Ao mesmo tempo, buscava estimular o desenvolvimento de uma dramaturgia afro-brasileira e a formação teórica e intelectual de artistas, técnicos, pesquisadores e público interessado na difusão e valorização da cultura afro. Um trabalho que produziu importantes montagens teatrais, como o espetáculo Candaces – a reconstrução do fogo e a mostra de artística Olonadé – a cena negra brasileira, que teve sua primeira edição em 2007.

Retomando suas atividades no Rio de Janeiro em 2016, a Cia dos Comuns reedita o Festival Olonadé e celebra os 70 anos de trajetória profissional de Ruth de Souza conferindo à grande atriz uma homenagem especial na IV edição do festival Olonadé – A cena negra brasileira, que acontecerá no período de 09 a 14 de agosto e será composto de apresentações de teatro e dança (no Teatro Cacilda Becker); oficinas e mesas de debates (no Terreiro Contemporâneo) totalmente gratuitas.

No Teatro Cacilda Becker, o público poderá conferir as atrações Signos - (Dança) - com a Cia Rubens Barbot - Teatro de Dança – RJ; Pele - (Dança) - com a Clanm – Cia. Laboratório de Arte Negra em Movimento – RJ; Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas – (Teatro) - com Lucélia Sérgio - Cia Os Crespos – SP; Cartas à Madame Satã ou me desespero sem notícias - (Teatro) - com Sidney Santiago - Cia Os Crespos - SP; Meia noite - (Dança) - com Orun Santana – PE, Vaga carne - (Teatro) - com Grace Passô – MG; Mercedes - (Teatro-Dança) com o Grupo Emú e Alquimia Cultural – RJ e A viagem dos Eborás - (Dança) - com o Grupo Makala Musica e Dança – RJ.

As oficinas, voltadas para pessoas com práticas artísticas no campo da arte negra, visam a formação de novos profissionais, numa perspectiva integradora da teoria e da prática. Serão realizadas no Terreiro Contemporâneo (Centro / RJ) e dentre as atividades, estão oficinas de Interpretação, com os diretores Ângelo Flávio, Grace Passô e Jessé Oliveira; Capoeira, com o ator e professor Duda Fonseca; Dança afro, com atriz e bailarina Valéria Monã e Danças Populares, com atriz e bailarina Gabriela Luiz.

Segundo Hilton Cobra, fundador e diretor da Cia dos Comuns, a quarta edição do Olonadé foi idealizada com objetivo de refletir sobre a performance e a estética negra no âmbito das artes cênicas. “Também pretendemos, com o Olonadé, intensificar o intercâmbio, contribuir para a formação profissional e de plateia e, sobretudo, divulgar e difundir a nossa produção cênica. Teremos uma programação diversificada, onde mostraremos ao público nacional e estrangeiro, durante a Olimpíada, o que há de mais rico nas artes cênicas negras brasileiras”, explica Cobra.

Homenagear a Dona Ruth de Souza é uma forma de agradecê-la pelo talento e vocação que demonstrou durante décadas na arte de representar. Cuido com muito carinho e zelo do privilégio de ser colega de Dona Ruth nesse oficio que escolhi que é o de ser artista.

 

engravide20162Engravidei (Foto: Divulgação)

 

Serviço:
“IV Olonadé – A cena negra brasileira”: mostra artística de dança e teatro negros
Espetáculos de dança e teatro: 9 a 14 de agosto (terça a sábado) sempre às 19h e 20h
Local: Teatro Cacilda Becker. Rua do Catete, 338 - Catete, Rio de Janeiro. Tel.: 2265-9933
Entrada franca
09/08 (terça-feira) às 19h Signos | Cia Rubens Barbot - Teatro de Dança - RJ
10/08 (quarta-feira) às 19H | Clanm - Cia. Laboratório de Arte Negra em Movimento - RJ
11/08 (quinta-feira) às 19H | Cartas à Madame Satã ou me desespero sem notícias |  Os Crespos - Sidney Santiago - SP
11/08 (quinta-feira) às 20h | Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas | Cia Os Crespos - Lucélia Sérgio - SP
12/08 (sexta-feira) às 19H | Meia noite | Orun Santana – PE
12/08 (sexta-feira) às 20H | Vaga carne | Grace Passô - MG
13/08 (sábado) às 19H | Mercedes | Grupo Emú e Alquimia Cultural - RJ
14/08 (domingo) às19H | A viagem dos Eborás | Grupo Makala Musica & Dança - RJ
Papo Estético (vagas limitadas)
Local: Terreiro Contemporâneo. Rua Carlos de Carvalho, 53, Cruz Vermelha, Centro
10/08 das 9h às 12h – Papo Estético Teatro. Com Sidney Santiago, Grace Passô, Angelo Flávio, Lucélia Sérgio, Cristiane Sobral, Jesssé Oliveira e Gustavo Mello
11/08 das 9h às 12h – Papo Estético Dança. Com Rubens Barbot, Orun Santana, Agatha Oliveira, Fabio Batista, Betho Pacheco, Duda Fonseca, Gabriela Luiz, Valéria Monã.

 

Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad

saia no google

Veja nosso último vídeo!
Clique abaixo!

BANNER SANDRA SÁ

Escaneie o código para saber nossas novidades!

nosso grupo

 

Assinatura do Amazon Prime

kitsai

nextjoy

Saiba Mais Novidades do GSVIP

Veja aqui o mais novo programa do nosso canal no Youtube! Dê o seu joinha, comente e compartilhe!

Wondershare Filmora X - Hit play on your imagination

mrv5