Série 'MERCADOS' chega no Rio de Janeiro -->

Série 'MERCADOS' chega no Rio de Janeiro

Série 'MERCADOS' tem 13 episódios de 26 minutos cada. Aos Sábados, às 15h30 (horário de Brasília), na TV Brasil.

rtominaga12

Foto: Geovanna Tominaga - Feijoada na CADEG (Divulgação)

Clique aqui

 

Você vai viajar o Brasil, aprendendo a história de alguns mercados regionais com mais de um século de existência! A série  MERCADOS, produção independente da Sete Personagens, exibido aos sábados na TV BRASIL.

A série é uma aventura por 13 empórios tradicionais de alimentos no Brasil, a cada programa vamos conhecer a história de cada entreposto, sua criação, oferta de alimentos regionais e ainda histórias de vida emocionantes de comerciantes dedicados. Há a participação de chefs regionais, de personalidades que morrem de saudades dos mercados e costumes da sua cidade natal. A memória gustativa do brasileiro.

Apresentada por Geovanna Tominaga começa em Belém do Pará, e vai te levar por um roteiro de identidade cultural ligado à produção gastronômica regional brasileira de cada Mercado até desembarcar na grande São Paulo.

Sinopse Rio de Janeiro - episódio 12 dia 01/4
Gravado no verão no estado do Rio de janeiro, dois mercados são paradas obrigatórias: o CADEG (centroo de abastecimento da Guanabara) cheio de histórias e o Mercado São Pedro, em Niteroí que reúne grandes peixarias. Produtos: peixes, bacalhau, flores, frutas feijão.  Não podia faltar a Chef Kátia Barbosa degustando com Geovanna Tominaga o bolinho de feijoada no  "vale a dica". No meio do cantinho das concertinas, uma festa portuguesa, flagramos os bolinhos de bacalhau sendo feitos... e vemos com o Chef Marcelo Barcellos uma receita de feijoada no Cadeg! Consumir no local é o grande barato desses dois mercados no Rio de Janeiro.

O que vem por aí: Sinopse São Paulo - episódio 13
O programa de São Paulo encerra a série mercados. Nesse programa, mostraremos  o Mercadão Paulista (Mercado Municipal de São Paulo), um prédio majestoso. E a Feira da Liberdade um mix de cultura da paulicéia. Geovanna conheceu produtos brasileiros e importados como a Pitaya no Mercadão. Comerciantes que conhecem a alma do mercado fazem depoimentos emocionantes. A Jornalista Regina Helena Paiva fala da origem do prato virado à paulista servido no mercado. E como todos se deliciam com a montanha de mortadela do famoso sanduíche local. Interessante notar que esse mercado não para de noite começa a venda do atacado de frutas... Zulma Mercadante - atriz, dá depoimento sobre a saudades da comida do interior do estado. E para encerrar, Geovanna Tominaga vai até a feira da liberdade e conversa com consumidores e vendedores locais. As codornas vendidas por descendentes de coreanos no espeto... fizeram sucesso.


ASPAS DIREÇÃO E APRESENTAÇÃO:
"Sempre que visitamos um mercado em alguma cidade aprendemos muito sobre cultura local, hábitos e tradições. Escrever e dirigir essa série no Brasil foi uma viagem pela identidade cultural brasileira via nossa oferta de alimentos do país. A cada entreposto de alimento uma história sócio econômica local se abria para nós... Encontramos brasileiros, comerciantes especiais, com orgulho da oferta do  tucumã, do pequi, da maniva, da ostra, do charque, da erva mate, da erva medicinal, do dendê, do queijo coalho, canastra etc... Enfim, a cada lugar uma riqueza de produtos, e uma história humana sempre acompanhando cada barraca de Mercado, cada cantinho que a câmera se aproximava.

Essa série não só nos ensina sobre identidade gastronômica brasileira, mas também sobre a formação de alguns Mercados que são prédios históricos no Brasil. Há um viés da história humana nos produtos que encontramos exposto a cada estrutura arquitetônica de mercado nesse país. Tivemos especialistas e chefs locais que nos deram imenso prazer nas gravações com conhecimentos específicos e mostraram para nossa apresentadora curiosidades locais que o público vai poder curtir agora.

Com o quadro  "Eu Me Lembro" veio a certeza de que a comida está mesmo ligada com a memória afetiva das pessoas. As personalidades entrevistadas que não moram mais no seu estado natal, transbordam de emoção ao recordar de uma sopa paraguaia, de uma pamonha que avó fazia, de um tacacá ao fim da tarde, sabores de lembranças da vida! Os produtos alimentares inspiraram relatos emocionantes de quem tem saudade do seu estado natal.  

Fico feliz que a EBC/TV BRASIL, parceira do projeto, nossa TV estatal, possa estrear essa série em janeiro de 2017, depois de um 2016 tão difícil no país. Queremos que o público possa ver com orgulho histórias e produtos genuinamente da cultura do Brasil. O rico paladar da nossa mesa, dos nossos mercados regionais. São 13 episódios de produção independente, feitos com investimento do Fundo Setorial (FSA) Prodav 1. Realizado com muita determinação por uma equipe reduzida que viajou 13 estados, durante 4 meses, em 2015, gravando essa série que vai ao ar agora! Foi um prazer dirigir essa temporada e elaborar esse conteúdo para a TV! Aproveitem essa viagem por nossos mercados! ", Mariana Alvim Autora e Diretora

"Fazer a série foi uma experiência maravilhosa! Rodamos o país e ouvimos histórias incríveis, conhecemos figuras interessantíssimas e eu ainda pude experimentar a culinária local de cada região do Brasil. Descobri produtos que nunca tinha ouvido falar como o "x-caboquinho" do Amazonas e a "guariroba" de Goiás. Outra experiência bacana foi ver o preparo da maniva e a produção da farinha de tapioca no meio do  Mercado de São Joaquim, na Bahia. Eu até ajudei a ralar mandioca de forma bem artesanal.  Aprendi muito durante a gravação de Mercados. Antes achava que "bacuri"  era uma peixe. Hoje, sei que é uma frutinha do norte do Brasil com sabor bem peculiar. Só provando para saber. O público pode esperar uma verdadeira viagem pela história, cultura e pelos sabores do nosso Brasil.", Geovanna Tominaga Apresentadora

Ficha Técnica:
Roteiro e Direção - Mariana Alvim
Apresentação - Geovanna Tominaga
Edição - Leli Figueiredo
TV Brasil/EBC e Cinerama Brasilis - co-produtores
FSA/FINEP - Investidor
Realização & Produção - Sete Personagens Produções Culturais LTDA

Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad

saia no google

Veja nosso último vídeo!
Clique abaixo!

BANNER SANDRA SÁ

Escaneie o código para saber nossas novidades!

nosso grupo

 

Assinatura do Amazon Prime

kitsai

nextjoy

Saiba Mais Novidades do GSVIP

Veja aqui o mais novo programa do nosso canal no Youtube! Dê o seu joinha, comente e compartilhe!

Wondershare Filmora X - Hit play on your imagination

mrv5