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Após 12 anos, atriz Dona Cora se aposenta das campanhas da Rede Supermarket

Mantendo foco no humor, jornalista Alex Escobar continua protagonizando filmes publicitários

Estrelando as campanhas da Rede Supermarket desde 2010, a atriz Dona Cora está se aposentando. Após mais de 120 filmes e uma popularidade continuamente crescente, a atriz Cora Zobaran passa o posto de protagonista das campanhas publicitárias da Rede ao jornalista Alex Escobar, que já contracena desde 2019. Aos quase 93 anos, o objetivo é a preservação de sua saúde, com foco no descanso.

 

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"Vale lembrar que a atriz Cora Zobaran está se aposentando, por motivos de idade e saúde, segundo orientação médica, e foi aconselhada a não gravar mais comerciais. A atriz vai aproveitar para descansar e relaxar. A personagem fica em stand by, para que seja possível revivê-la em outra atriz, em um momento oportuno mais adiante. A marca vai se manter carismática, verdadeira e alto astral. Vamos continuar explorando o humor e a leveza como pilares da comunicação", explica a gerente de marketing, Patricia Bahia.

 

 

Gente como a gente

 

Angela Amoedo, CEO da Rede, ressalta que o sucesso da personagem foi instantâneo desde sua criação, transformando-a na "cara" da Rede Supermarket e traduzindo o encantamento dos consumidores pela nova protagonista das peças publicitárias:

 Leia: Alex Escobar assume protagonismo solo das campanhas publicitárias da Rede Supermarket

 

"A aceitação da personagem Dona Marta foi imediata. Com muita autenticidade, ela já nasceu como a caçadora das melhores ofertas e nada menos que isso. Desde a concepção da ideia até o casting e a produção dos primeiros roteiros, a intenção foi criar uma personagem que representasse o perfil do consumidor da Rede. Assim, foi criada uma personalidade "gente como a gente", uma pessoa comum, real, que passa pelas mesmas dificuldades que o consumidor e, por isso, tem credibilidade", diz Angela.

 

 

Espelho do humor carioca

 

Posicionar o humor carioca como ingrediente principal das campanhas estreladas pela atriz Cora Zobaran originou uma receita perfeita: a união da descontração com a popularidade, de um jeito simples e objetivo:

 

 

"A Rede compreendeu que conseguiu criar uma personagem que reflete o humor do carioca. A personagem Dona Marta era percebida como uma senhora alto astral, engraçada, divertida e muito autêntica. Idealizamos uma personagem popular, memorável e defensora dos preços baixos, o que ajudou a conquistar destaque na categoria", avalia a gerente de marketing.

 

 

"O gestual que acompanha o bordão "é preço" brincou desde o início com o imaginário do consumidor, saindo da expectativa tradicional de comportamento para uma senhora. A 'Campanha de Aniversário de 2010' foi a primeira de uma série de campanhas com comerciais inusitados. Quanto mais intimista o ambiente projetado, mais o público se encantava e se via representado na figura da personagem e na história contada pela marca", conta Patricia.

 

 

Popularidade publicitária

 

Mesmo consolidado, para ter um termômetro do sucesso da popularidade da estrela publicitária da empresa, a Rede Supermarket produziu, em 2019, em parceria com a agência HZ Comunicação, uma pesquisa com foco no comportamento do consumidor.

 

 

"Em 2019, a Rede completaria 10 anos e já contava com mais de 90 lojas no Estado. Um momento propício para dar um novo passo na trajetória da marca", afirma Patricia.

 

 

No levantamento, foram colhidos os primeiros dados estruturados sobre consumo nas Zonas Norte, Oeste, Baixada e Niterói. E a compreensão da Rede Supermarket foi que, para ter destaque no varejo, era preciso ir além do trivial, chamando a atenção da audiência:

 

 

"O objetivo foi sair do clichê, usar grandes personalidades para representar, de fato, o consumidor. Como solução, a agência criou a personagem Dona Marta, uma senhora com credibilidade e confiança para falar de preço e boas ofertas. O direcionamento, tanto na dinâmica dos grupos focais quanto nos questionários, foi entender o perfil do consumidor e como ele percebe a comunicação da categoria e da Rede. Ainda na esfera da percepção, o objetivo foi verificar como a personagem Dona Marta influenciava a imagem da marca. Com isso, foi identificado que sua popularidade e seu sucesso são notórios", esclarece a gerente de marketing.

 

 

Sucesso na terceira idade

 

Patricia frisa, ainda, que, além da trajetória de sucesso, a personagem Dona Marta se destacou pela faixa etária incomum na atmosfera publicitária e de supermercados nos últimos anos.

 

 

"Dentro do conhecimento da Rede, a primeira personagem protagonista da terceira idade criada por uma agência para uma marca de supermercados foi a Dona Marta. Todas as outras garotas-propaganda da terceira idade conhecidas são celebridades. Atualmente, não existe nenhuma outra personagem como a Dona Marta no Brasil".

 

 

 

Legado para Alex Escobar

 

À frente da primeira campanha publicitária em que será o protagonista sem a Dona Cora, Alex Escobar salienta que a nova fase se traduz em legado, sem abrir mão da descontração:

 

 

"A partir de agora, protagonizar as campanhas da Rede Supermarket representa dar continuidade a um legado. A personagem Dona Marta ficou por uma década dando cara à marca, conquistando o Rio de Janeiro. As pessoas pensam em Supermarket, pensam na Dona Marta. E agora, para mim, representa uma responsabilidade que eu conduzo com muita alegria e satisfação de levar adiante um legado que ela construiu, juntamente com a marca. Eu só vou dar continuidade àquilo que ela construiu", conclui Escobar.

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