Conheça Silvinho Fernandes -->

Conheça Silvinho Fernandes

O artista é uma das figuras mais emblemáticas do carnaval brasileiro que agora abraça a cena musical teatral e o cinema.

Já ouviu falar de carnaval sem fantasia? De teatro sem trama, sem música? Nunca, pois Silvinho Fernandes é um dos grandes artistas que nasceu para ajudar a preencher a arte como um todo. De Belém do Pará, morando desde mais jovem no Rio de Janeiro, o canceriano ainda jovem de 63 anos mostra todos os dias, se superando, para sí mesmo e para seus fãs de tudo o que é capaz no mundo do entretenimento brasileiro.

 

Clique aqui

Geógrafo, carnavalesco, ator e diretor teatral, Silvinho tem ultrapassado barreiras em todos os cantos que atua, costurando um no outro com o máximo de coerência, levando o seu público a querer mais. Cinéfilo, uma de suas maiores inspirações é a Diva do cinema e da música, Barbra Streisand.

 

 Sua personagem Sissy Diamond sendo recebida pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, após sua chegada ao baile (Divulgação)

Carnaval 2024

Jogando em várias áreas, seu reconhecimento vem através do Carnaval brasileiro, onde se destaca como desfilante e ganhador de concursos de fantasias, além de aderecista. Por conta de sua grande importância, métier e knowhow carnavalesco, e após inúmeras produções, Silvinho foi um dos produtores de Casting do primeiro Baile da Cidade, no Palácio da Cidade, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

 

A Cerimônia, que dava o início do Carnaval brasileiro e entrega da chave da cidade ao Rei Momo Caio Cesar Dutra, ocorreu no dia 09/02. “Corte da Carnavalândia”, batizada pelo Carnavalesco Milton Cunha, tinha convidados como o ministro do Turismo, Celso Sabino, a diva do Samba, Tia Surica, Adele Fátima, a diva do cinema nacional, e Sissy Diamond, a personagem de Silvinho Fernandes, que chegava ao baile sendo recebida pelo prefeito Eduardo Paes, com um beijo na mão.

 

O casting de Silvinho, junto a vários outros castings, deu tudo o de sí na corte pensada por Milton Cunha cujo desfile Milton batizou de “Efeméride Opulenta, uma espécie de ópera bufa da coroação da Corte da Carnavalândia.”.

 

Veja vídeo da chegada da Sissy Diamond:


https://youtube.com/shorts/yIyjUn2F6bc

 

 (Divulgação)

SILVINHO FERNANDES

Silvio Alberto Fernandes Lima, brasileiro, nascido em Belém do Pará, em 07 de Julho de 1960, é formado em Geografia pela SUAM, foi Professor de Artes, da Escola de Artes Técnicas, Luis Carlos Ripper, por 7 anos. Carnavalesco, Silvinho também é Memorialista na área de teatro musical e em especial shows da Broadway e notório saber em M.P.B. e Cinema.

 

Teatro

Como ator, Silvinho participou de grandes espetáculos pelo Brasil e o Mundo. Escreve e dirige espetáculos, há 20 anos, para artistas do segmento LGBTQIAP+ (atuante na Turma OK).

Desde o início de 2023, convidando artistas de vários segmentos, Silvinho Fernandes começou a produzir e atuar seus espetáculos musicais que traz uma nova pegada, homenageando sempre uma personalidade da música que vai desde Emilinha Borba, Cole Porter a Marcos Valle. Um diferencial gigantesco é o visagismo de suas produções, onde ele transporta o supra-sumo do seu conhecimento carnavalesco para o palco, valendo cada centavo do ingresso, causando verdadeiro deslumbre no público dos vários palcos em que pisa com seu elenco desde então.

 

Agora, ele se prepara para uma nova produção que terá duas apresentações especiais na Barra da Tijuca, nos dias 06 e 07 de Abril. O musical "MGM 100 Anos", com grande elenco, será apresentado na Avenida Armando Lombardi, 350, no 3º piso.

 

"Prometemos entregar tudo nesta noite memorável que celebra o centenário da MGM com um elenco estelar: Angelica Ravache, Luciano Ravache, Cacau Niemeyer, Yasmin Oliveira, Valentina Cabral, Diego Rammuz e Leo, o Leão", afirma Silvinho acerca da sua nova atração musical.

 

 (Divulgação)

Televisão e Internet

Na última terça (20/02), Silvinho gravou uma participação no novo programa de Culinária do Chef Claude Troisgois da GNT, "Geladeiras em Ação", no Projac da Rede Globo de Televisão, "Muita Trapalhada e muito aprendizado. Experiência única e inesquecível", disse Silvinho sobre a participação na atração que irá ao ar em Maio.

 

Em 22 de Dezembro de 2022, foi ao ar, pelo Instagram da Acalante Filmes, o episódio 11 da série Noturnas "Sissy Diamond - Essas Mulheres Misteriosas", onde Silvinho Fernandes falou de sua vida artística e pessoal ao público, deixando a todos com um gosto de quero mais. Pode ser visto aqui: Veja aqui!

Silvinho também possui um grupo de WhatsApp com vários amigos para trocas de informações, trabalhos e eventos culturais, chamado "Nave do Sílvio".

 

 (Divulgação)

Cinema

Ano passado, como ator, estreou no cinema na película "Mais 1 Dia, Zona Norte', do diretor Allan Ribeiro.

"Atuo como um dos protagonistas desse longa do diretor Allan Ribeiro, mostro meu lado masculino trabalhador, minha vida pessoal com meu marido e o meu lado artístico com meu personagem Sissy Diamond! Uma exposição necessária".

 

(Divulgação)

 

O filme foi lançado mundialmente no Grande Festival de Cinema de Brasília concorrendo com mais 5 filmes na mostra competitiva. Após a sessão, Silvinho com o restante do elenco e produção foi aplaudido com muito louvor.

 

 (Divulgação)

Carnaval

"Essa coisa toda, essa brincadeira, ocupa a cabeça da gente. A vida fica mais colorida."

No Carnaval, Silvinho é figurinista, desfilante e Mestre em adereços artísticos, possuindo vários prêmios na arte.

 

Leia também:

'Marlene: 100 Anos da Incomparável' - Uma Revista Musical de Silvinho Fernandes estreia dia 06, no Rio de Janeiro

Silvinho Fernandes é convidado da Live de Jussara Calmon neste Sábado (23), no Instagram

Jussara Calmon vence no primeiro lugar Luxo Feminino no primeiro concurso de fantasias de Milton Cunha

 

Silvinho conta que desde adolescente sonhava com o carnaval tanto que a mãe foi a primeira a ouvir seu desabafo e o que veio depois virou história.

 

"Eu tinha 14 para 15 anos, e eu falei para minha mãe: 'Eu quero desfilar'. Os anos foram passando até que, em 1986, eu conheci uma moça chamada Valkiria que falou pra mim 'Você é muito bonitinho, você tem que desfilar de destaque! '", conta Silvinho que também pegou o final da fase gloriosa dos concursos de fantasia, "Eu concorri no hotel Glória, fui premiado. Ai eu saia nas revistas, como Manchete", conta.

 

 (Divulgação)

Vida íntima

Silvinho conta também sem pudores sobre a sua aceitação:

"Eu vi o filme do Ingmar Bergman em que a Liv Ulman toma não sei quantos comprimidos e fica doida. Eu fiz esta cena. Eu tinha 18 anos e não me encontrava, mas eu sofri muito para me aceitar", conta o artista.

 

 (Divulgação)

Sissy Diamond

Também conhecido no mundo drag LGBTQIAP+, levantando a bandeira da liberdade, Silvinho tem um personagem, a Sissy Diamond, sua filha que brilha no palco onde ele mesmo trilhou para si e para os amigos:

 

"Esta semana fez sucesso aqui na TV Americana o cantor norte-americano Neil Diamond! Ai aquilo me marcou. Nunca me esqueço dessa apresentadora falando isso: Neil Diamond", explica o artista sobre as origens de sua "filha". "Eu falei: 'Gente, que nome maravilhoso'. Ai eu pensava: o dia que eu virar um transformista, eu vou usar este nome 'Diamond'", conta Silvinho lembrando até da data da criação da sua personagem mais ilustre, "O meu personagem, a Sissy Diamond, começou nesse momento. Foi no dia 24 de Julho de 2003, num espetáculo anual dirigido por Guto Simal, 'Esses Homens Maravilhosos E Suas Mulheres Misteriosas'".

 

Ano passado a personagem completou 20 anos de vida com um Brunch à beira da piscina do hotel mais luxuoso da capital carioca, um dos mais famosos do mundo, o Copacabana Palace, onde Silvinho foi a caráter, sendo homenageado pelos amigos com sua Sissy Diamond.

 

 (Divulgação)

Teatro

Atuação, direção, roteiro e produção.

. Cole Porter - O que é essa coisa chamada Amor?;
. Barbbra Streisand - Especial de 81 anos;
. Tributo a Marcos Valle - Um Musical de Silvinho Fernandes;
. Marlene - A Incomparável;
. A Nossa Favorita: 100 Anos de Emilinha Borba;
. Sinfonia Italiana;
. Sinfonia Latina;
. Cole Porter;
. Barroso Formoso;
. A Era do Rádio;
. A Coroa do Rei David - Vida e Obra do Mestre David Nasser no seu Centenário;
. Antônio Maria 100 Anos - Vida e Obra do Mestre do Samba Canção.

 

 (Divulgação)

Prêmios e reconhecimentos

O artista simplesmente arrebatou todos os primeiros lugares em todos os Clubes nos concursos de fantasia exuberantes nos anos 80, 90 e 2000 por mais de dez vezes. Silvinho obteve reconhecimento na comunidade LGBTQIAP+, em noites de gala e premiações na famosa Turma OK.

. Estrela de Ouro - Turma Ok, 2007;
. Rainha do Carnaval 2011;
. Rainha do Carnaval - Turma Ok, 2011;
. Miss Plenitude Simpatia - Turma Ok, 2018;
. Rainha da Turma Ok, 2019;
. Lady Turma OK, 2021.

 

Experiência profissional

Silvinho Fernandes tem um vasto currículo em várias áreas do carnaval dentre outras.

. Professor de fantasia e adereços (ONG Projeto Favela Mundo) - 2015;
. Professor de fantasia e adereços (FAHETEC - unidade EAT Mangueira e N.Iguaçu) - 2006 a 2013;
. Jurado das escolas de samba de Niterói - 2011;
. Autor do enredo da G.R.E.S. Unidos do Jacarezinho - 2007;
. Professor de fantasia da ONG Semear - 2002;
. Estilista e destaque de fantasia de luxo, RJ - 1985 a 2016;
. Desfilante de concursos de fantasias, RJ - 1986 a 2000;
. Modelo de fantasias de luxo em espetáculos para turistas (OBA OBA, Rio Samba Brasil, Espaço das Artes, Morro da Urca e Brasil Samba Show - Asa Branca);
. Gerente comercial - 1986 a 1990.
. Bordador e aderecista em ateliers Rodrigo Filho,Vera Benevolo e Henrique Filho

 

Siga o artista nas redes sociais

Instagram | Facebook
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: 21 97346 7283/2564 1533

Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad

saia no google

Veja nosso último vídeo!
Clique abaixo!

BANNER SANDRA SÁ

Escaneie o código para saber nossas novidades!

nosso grupo

 

Assinatura do Amazon Prime

kitsai

nextjoy

Saiba Mais Novidades do GSVIP

Veja aqui o mais novo programa do nosso canal no Youtube! Dê o seu joinha, comente e compartilhe!

Wondershare Filmora X - Hit play on your imagination

mrv5