xuxadoisrocharlio

Xuxa alegrou e ainda alegra várias gerações

 

Xuxa Meneghel

 

22 – 31 anos

     Aos 23 anos, Xuxa mudou-se com a família para um triplex na Lagoa, Zona Sul do Rio. O subúrbio de Bento Ribeiro, onde Xuxa começou a conhecer o Rio de janeiro e a deslanchar sua carreira, fica para trás. Nessa nova moradia, a superstar abria as janelas e a vista dava para o Cristo Redentor no Corcovado de braços abertos para ela.

 

Xuxa Meneghel Foto: Reprodução

     Em fevereiro de 1986, Xuxa era a mais nova contratada da Rede Globo de televisão, mas o programa só estreou no dia 30 de junho, depois da copa do Mundo. O programa Xou da Xuxa tinha a duração de 4 horas diárias, todas as manhãs, com cerca de 500 crianças todas cheias de vitalidade. Começava a consolidar o império Xuxa, tudo o que ela tocava virava ouro. Sandálias, livros, revistinhas, bonecas, bicicletas, roupas infantis, toalhas, doces, iogurtes, enfim, mais de cinquentas produtos levavam a marca de Xuxa.

     Veio o primeiro Lp pela Som Livre, que vendeu cerca de 2 milhões de cópias acabando de vez com o monopólio de Roberto Carlos. Ainda nesse mesmo ano, depois de sete anos de namoro e quase casamento, termina o romance com o Pelé. Parece que ele a queria apenas como esposa, mas o carisma, o carinho e a beleza e a extraordinária força de comunicação de Xuxa já tinham milhões de donos, as crianças do Brasil inteiro.

 

Xuxa Meneghel                                                                                                    Foto: Reprodução

     Aos 24 anos sua fama atravessa fronteira e no Ano Internacional da Mulher, o jornal Francês Libération a insere na lista das dez mulheres mais destacadas do planeta. Recebeu prêmios pelos programas infantis, foi homenageada pelo presidente do Brasil José Sarney pela campanha contra a poliomelite, que a condecorou com a medalha honra ao mérito, e participou em Miami do Show Internacional Saúde para todos. Não satisfeita, fundou a Fundação Xuxa Meneghel, destinada à Assistência a 250 crianças carentes de 2 aos 12 anos, com serviços de alimentação, educação, esportes e cursos.  

 

Xuxa MeneghelFoto: Reprodução

     Aos 25 anos Xuxa era considerada a mulher mais rica do Brasil, sem ser herdeira. O Lp Xou da Xuxa 3 a levou para o Guiness book (livro dos recordes) após vender 3,2 milhões de cópias. O disco trazia os inesquecíveis hits: Ilariê, Arco-Íris, Abecedário da Xuxa e Brincar de Índio, entre outros. Além do programa Xou da Xuxa, ela foi ganhando mais espaço na grade da emissora, com o programa Bobeou dançou, nas manhãs de domingo, e também um a noite, que foi o Xuper Star, que teve só uma apresentação, pois a mesma representava vários personagens e levava muito tempo entre uma gravação e troca de maquiagens.

Xuxa MeneghelFoto: Reprodução

     Em 1989, Xuxa ganhou o mundo, a imprensa mundial começa a comentar seu namoro com Airton Senna, campeão mundial de fórmula 1. Participa do Festival da Canção em Vina Del Mar, no Chile, e ganha todos os prêmios de sua categoria. Seu primeiro Lp em espanhol ganha disco de ouro em 9 países e, em alguns deles, de platina. Fora as turnês que tanto no Brasil como na Argentina, Chile e Equador, levava multidões aos estádios. Assinou contratos com a Telefe da Argentina para apresentar o El Show de Xuxa, entrou no ar em 1991, sendo exibido em 17 países da América do Sul e Central e no Mercado Latino dos Estados unidos. 

     Xuxa também conquistou o público latino de Los Angeles, nos USA. Enquanto a fama e o prestigio de Xuxa deslanchava no exterior. A última edição do Xou da Xuxa foi apresentado no dia 31 de dezembro de 1992. Nessa época Xuxa se virava  para dar conta de gravar 5 programas que estavam no ar. Nessa época morava 15 dias no Brasil, 15 dias na Argentina. Em 1993, Xuxa volta à TV Brasileira com um  programa semanal aos domingos chamado Xuxa. E ainda conseguiu um feito: um programa com seu nome que passava a ser exibido em inglês em 12 canais independentes nos Estados Unidos. Tanto trabalho levou a um esgotamento físico e problemas de hérnias de disco, obrigando-a dedicar o ano de 1993 a descansar e cuidar da saúde.

Xuxa Meneghel

 

32 – 41 anos

     Em 1994, ela voltou com tudo, estreou o programa infantil semanal Xuxa Park nas manhãs de sábado. O programa contava também com um quadro destinado às paradas musicais, que agradou em cheio o público juvenil, chamado Xuxa Hits, tanto sucesso transformou o quadro em um programa dominical. Vendeu milhões com o Lp Sexto Sentido e o VHS que trazia shows da turnê realizada nos estádios de futebol das cidades brasileiras.
Xuxa MeneghelFoto: Reprodução

     Em 1997, estreou o programa Planeta Xuxa, voltado ao público adolescente que crescia e cobrava de sua rainha algo voltado para eles. Em Dezembro do mesmo, ano namorando o empresário e ator Luciano Szafir, ele torna o seu sonho de ser mãe em realidade. Eles vão ao programa do amigo Fausto Silva, Domingão do Faustão, e anunciam a todos que Xuxa estava grávida. Ela desconfiou que estava grávida depois de provar um vestido e a peça não entrou.

 

Xuxa Meneghel, Sasha Meneghel                                                                       Foto: Reprodução

     Aos 35 anos, no dia 28 de julho de 1998, Xuxa ganha em seus braços a sua princesinha Sasha que pesava 3,135 quilos e media 51 centímetros, teve seu nascimento exibido em 10 minutos no jornal nacional. O batizado da princesa foi em Outubro nos jardins da casa Rosa e contou com a presença de 150 convidados. Xuxa e Luciano viveram uma relação de muitas idas e vindas, conturbações e insultos familiares.

     Lançou o filme Xuxa Requebra com um público nos cinemas de 2.100.000 pessoas. Em 2000, lançou o filme Xuxa Pop Star levando aos cinemas 2.400.000 pessoas.  Xuxa no mesmo ano lança um novo projeto para os baixinhos, o primeiro XSPB (Xuxa só para os baixinhos). O kit composto por CD e um DVD foi um projeto inovador, idealizado e bancado pela própria. Já que não surtiu muita credibilidade da sua empresária Marlene Mattos. No entanto, contrariando opiniões, foi um sucesso, assim como tudo que leva o nome da loira mais aclamada e querida do Brasil. Mais um sucesso cinematográfico foi o Xuxa e os Duendes(2001) e o Xuxa e  os Duendes 2, No caminho das fadas (2002) que  levou cerca de 5 milhões de telespectadores aos cinemas de todo o Brasil. Em 2002, Xuxa recebe o Grammy Latino de melhor álbum infantil por causa do XSPB 2. No ano seguinte ganhou novamente o mesmo prêmio pelo XSPB 3 e na quarta edição foi indicada novamente.

 

Xuxa MeneghelFoto: Reprodução

     Aos 37 anos, Xuxa se preparava para concluir a gravação de mais um programa Xuxa Park, no estúdio “F” do Projac, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ela receberia a cantora Daniela Mercury e, cerca de cinco minutos depois, entraria na nave cenográfica em que encerraria seu programa, hábito criado desde a mudança da Rede Manchete para a Rede Globo, em 1986. Foram cinco minutos decisivos. No fim da tradicional música “Ilariê”, começou um incêndio na nave cenográfica que receberia Xuxa. Pela primeira vez em 14 anos, ela não parou na porta da nave, acenou e se despediu. Feita de material plástico altamente inflamável, a nave virou cinzas em questão de segundos. O pânico tomou conta das 300 pessoas presentes no estúdio de gravação, 200 das quais, crianças. As outras se dividiam entre equipe de produção e responsáveis pela garotada que estava no local. Xuxa, como as outras pessoas, saiu pela porta principal. “Mais cinco minutos e ela teria morrido”. Fisicamente, Xuxa escapou ilesa. Ficou o pesar pelas 26 pessoas feridas, sete delas em estado grave. Desde o episódio, Xuxa teve estado abatida, chorava constantemente e não conseguia dormir direito. Ela, porém, não se rendeu à apatia. Ao lado da empresária Marlene Mattos, a apresentadora de televisão percorreu os hospitais à noite, onde nove dos 26 feridos permaneciam internados. Depois do incêndio, deu-se encerrada as edições do Xuxa Park.

 

Xuxa MeneghelFoto: Reprodução

     No ano seguinte (2002) da fatalidade do programa Xuxa park, o outro programa de Xuxa, o Planeta Xuxa, chega ao fim junto com um dos casamentos mais bem-sucedidos da história da televisão brasileira. Durante uma reunião com o diretor artístico da Globo, Mário Lúcio Vaz, ficou decidido que Marlene não iria mais comandar os programas de Xuxa. A sociedade que as duas mantinham fora da TV também se dissolveu – desde 1988, Marlene embolsava 20% da maioria dos ganhos de sua pupila. Aos 39 anos, a apresentadora se sentia impedida pela presença e pelo cuidado constantes de sua amiga e empresária. Em maio, elas já haviam sido flagradas numa discussão durante a Passeata da Paz no Rio de Janeiro, quando Marlene, preocupada, tentava impedir Xuxa de se aproximar demais dos fãs.

 

Xuxa Meneghel                                                                       Foto: Reprodução

     No mesmo ano, Xuxa estreou o programa diário Xuxa No Mundo da Imaginação. Ela divertia a galerinha com personagens engraçados como a bruxa Keka, e com quadro educativos, ficando no ar até o fim de 2004. Lançou mais filmes: Xuxa Abracadabra (2003), Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida (2004). Foi homenageada em 2004 na Sapucaí pela Caprichosos de Pilares, que saiu com o tema Xuxa e seu Reino Encantado no carnaval da Imaginação.

 

 

Leia também Especial Xuxa Meneghel - Parte Um

 

Agradecimentos especiais ao colaborador Charles Silva.

Charles Silva é dono de um dos blogs de maior sucesso Fã Clube Ilha X especializado na carreira, obra e vida da apresentadora Xuxa Meneghel.
O Blog é resultado do sucesso do fã clube homônimo, fundado e criado por Rocharlio Silva, situado em Fortaleza no Ceará.

Página do Fã Clube no Facebook: FC Ilha X

"O fã clube tem como objetivo reviver a história da Xuxa que transformou o mundo infantil dos anos 80, e que até hoje vem conquistando os baixinhos".

Twitter do Fã Clube: FC Ilha X/CE

niver-viagens_728x90

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

October 2017
Mo Tu We Th Fr Sa Su
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5
Chalezinho_300x250