Fabio Porchat participa do Dia D Voluntariar, da ONG JA Rio de Janeiro, com 500 alunos da rede estadual do Rio de Janeiro -->

Fabio Porchat participa do Dia D Voluntariar, da ONG JA Rio de Janeiro, com 500 alunos da rede estadual do Rio de Janeiro

Ator destaca a importância da educação financeira em escolas

O ator e humorista Fabio Porchat participou, nesta quarta-feira (30), do Dia D Voluntariar, evento realizado pela ONG JA Rio de Janeiro, no Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, em Copacabana, Zona Sul carioca, e que celebra o Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto). Na ação, o humorista conversou com cerca de 500 alunos do Ensino Médio, que aprenderam conceitos do programa da JA "Meu Dinheiro, Meu Negócio", aplicado por cerca de 50 voluntários – entre eles, representantes da alta gestão de grandes e médias empresas.

 

Clique aqui

 

 

"Fico feliz que esse tipo de ação aconteça em escolas. Na minha época, não havia isso. Ninguém falava de dinheiro. Acho um absurdo sair da escola sabendo a fórmula de bhaskara, mas sem educação financeira, sem saber quantos juros correspondem a um empréstimo bancário, quanto é um consignado. Essa é a realidade brasileira", compartilha Porchat.

 

 

 

Sobre transitar pelo universo da responsabilidade social há bastante tempo, Fabio ressalta a importância do olhar empático e coletivo:

 

"Todos deveríamos ter esse olhar, que é o de pensar como comunidade, como sociedade. O ser humano é um ser social e só chegamos até aqui, porque vivemos em comunidade, que são grupos que formamos, sejam eles nossas famílias, nossa cidade, nosso bairro. E muita gente acha que ajudar ou apoiar é dar dinheiro. E muita gente diz que não tem. Mas quem disse que é dinheiro que você precisa dar? O seu tempo pode ser muito valioso, sua vocação e seu dom, as coisas que você consegue criar, o tipo de conexão que você precisa fazer com quem necessita, com quem tem pra dar. Então, esse olhar para o todo, para a sociedade, pra comunidade é fundamental pra gente conseguir viver a nossa vida bem. O que eu sinto é que quanto mais a gente olha para o outro, mais a gente percebe que a gente precisa fazer alguma coisa".

 

 

 

Fábio Porchat e elenco do Porta dos Fundos confraternizam

3ª edição do "Quartas de Humor" estreia com Fabio Porchat no dia 13/04, no RJ

 

 

 

O ator acredita também que um conselho crucial aos estudantes é ter perspectivas de longo prazo, indo além da atualidade:

 

"A principal questão quando a gente é jovem é que não se pensa no futuro. A morte e a velhice estão tão distantes que só pensamos no agora, na escola, que o que acontece aqui é o que vai mudar nossa vida, quando, na verdade, ainda há muito tempo pela frente. Logo, o futuro precisa ser uma preocupação do jovem de alguma forma", salienta.

 

 

 

 

Destaque em ações voluntárias

 

Iniciativa da JA Rio de Janeiro, o programa "Meu Dinheiro, Meu Negócio" visa contribuir com os estudantes participantes nas decisões sobre dinheiro, mostrando que são extremamente pessoais e dependem de seus próprios valores. O conteúdo amplia a perspectiva do jovem, mostrando que coisas aparentemente fora de alcance hoje podem ser obtidas em um futuro próximo por meio da educação financeira, do trabalho, do empreendedorismo e de investimentos. Além disso, a iniciativa também os ajuda a desenhar suas próprias estratégias de vida a partir de um conteúdo prático e compartilhado por pessoas mais experientes.

 

 

 

A ONG se destaca quando o assunto é voluntariado corporativo. Apenas no primeiro semestre de 2023, a instituição contou com 229 participações voluntárias durante a aplicação de experiências educacionais em 55 municípios do Estado, alcançando, também, 124 escolas. De 1999 a 2022, a organização totaliza mais de 17 mil participações voluntárias.

 

 

 

"O nosso intuito é celebrar o voluntariado em grande estilo, em um dos lugares onde mais amamos: a sala de aula, preparando a nova geração para os desafios de um mundo globalizado para que possam construir vidas mais prósperas e, assim, influenciar positivamente suas famílias e comunidades. E nada melhor do que contar com a participação de pessoas voluntárias que estão à frente de grandes empresas e podem ser uma inspiração para esses adolescentes a partir de suas experiências e vivências. Poder realizar esse momento de troca é motivo de muita alegria para a JA Rio de Janeiro", afirma a diretora-executiva da organização, Renata Guimarães.

 

 

 

Junior Achievement

 

A JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo. Desde 1919, dissemina educação empreendedora por meio do método "aprender-fazendo", tendo sido uma das primeiras a levar conhecimento sobre educação financeira, mercado de trabalho e empreendedorismo para adolescentes e jovens da América Latina. Em 2023, foi reconhecida pelo quinto ano consecutivo como a 5ª ONG mais influente do mundo, pela thedotgood. Indicada ao Prêmio Nobel da Paz por dois anos consecutivos, também está entre os 100 melhores locais de trabalho para inovadores, segundo a Fast Company.

 

 

 

A cada ano, a rede JA Worldwide mobiliza cerca de 470 mil voluntários, que capacitam mais de 10 milhões de jovens no mundo, com o propósito de estimular o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais no público de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social, principalmente estudantes de escolas públicas e jovens que não estudam nem trabalham, a fim de criarem e potencializarem comunidades mais prósperas.

 

 

 

Presente em mais de 100 países, a JA está há quase quatro décadas no Brasil impactando mais de 5,7 milhões de jovens com o apoio de 200 mil voluntários. No Rio de Janeiro desde 1999, a JA atua com a missão de despertar o espírito empreendedor dos jovens por meio de programas e experiências educacionais. O apoio financeiro da iniciativa privada viabiliza a implementação dos projetos, realizados em parceria com as secretarias de Educação e instituições de ensino do estado e de municípios. Além disso, conta com a participação de pessoas doadoras, educadoras, voluntárias e gestoras, que unem forças para impulsionar o futuro da educação, preparando adolescentes, jovens e pessoas socialmente vulneráveis para a vida, em todas as suas dimensões.

 

Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro pelo link e baixe o app:
https://www.jarj.org.br
https://apps.apple.com/br/

Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad

saia no google

Veja nosso último vídeo!
Clique abaixo!

BANNER SANDRA SÁ

Escaneie o código para saber nossas novidades!

nosso grupo

 

Assinatura do Amazon Prime

kitsai

nextjoy

Saiba Mais Novidades do GSVIP

Veja aqui o mais novo programa do nosso canal no Youtube! Dê o seu joinha, comente e compartilhe!

Wondershare Filmora X - Hit play on your imagination

mrv5