Amanhã, um novo dia? Descubra as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros Todo mundo está falando sobre os impactos da pandemia — e por aqui não foi diferente. Desde março, unimos esforços no Think with Google para entender melhor o presente e as transformações que estão por vir. Nesse processo, uma das perguntas mais emblemáticas para marcas e empresas que surgiu neste momento é: será que essas mudanças deixarão um legado em um mundo pós-COVID? Algumas tendências que estavam previstas para acontecer daqui a alguns anos já são realidade. Um exemplo é a digitalização dos hábitos de consumo, que deixou de ser uma prática restrita a um grupo pequeno de e-shoppers brasileiros: hoje, 51% das pessoas que aderiram ao e-commerce de alimentos na pandemia afirmam que pretendem continuar com o hábito mesmo depois da quarentena. Listas e carrinho de compras compartilhados Se estamos todos juntos em casa, por que não dividir a mesma lista de compras ou encher o mesmo carrinho? Com mais de 60% dos brasileiros passando mais tempo em família, as decisões de compra estão cada vez mais compartilhadas.¹ Amanhã, um novo dia? Descubra as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros Entre os itens mais buscados pelos consumidores, os campeões são os produtos de higiene pessoal, os de limpeza e os alimentos perecíveis e não perecíveis Posse dos bens de consumo vs. acesso aos bens de consumo A crise também lançou luz sobre as compras impulsivas. Em casa, temos uma melhor noção das coisas que compramos e que não usamos. Essa maior visibilidade relacionada aos possíveis sinais de desperdício reforça a diferença entre os consumidores que valorizam a posse de bens de consumo versus aqueles que estão satisfeitos com o acesso a eles. E se olharmos um pouco além das experiências que podem ser oferecidas para diferentes pessoas, notamos que há um importante comportamento em comum: grande parte do público se viu obrigado a incorporar novos hábitos de compras na quarentena. Nessa lógica, a visita à loja física não foi deixada de lado. Muitas vezes, ela é complementar às compras online e vice-versa. Outro dado interessante é que 40% dos consumidores começaram a comprar mais em comércios locais desde o início do isolamento social.² Combinados às novas formas de consumir, esses números são um bom indicativo para pequenos negócios que querem consolidar sua presença digital. Mudanças na logística Com a crescente busca por compras mais abastecedoras, outra área que também está passando por uma renovação é a de logística relacionada às demandas domésticas. Ao longo dos últimos meses, acompanhamos 3 importantes transformações: Já falamos sobre o aumento de pedidos via delivery como um indicativo de que a conveniência da entrega na porta de casa deve ser mais considerada após a pandemia. Não à toa, 37% dos brasileiros conectados estão usando o delivery com mais frequência.³ Outro fator determinante para os consumidores é a segurança: 27% das pessoas reduziram as idas aos supermercados. Seja entre os e-shoppers assíduos, seja para os recém-iniciados no ambiente digital, o fato é que cada vez mais os consumidores incorporam a percepção de que comprar online é mais seguro. E os reflexos desse comportamento já podem ser vistos: esse movimento não só gerou um aumento na base dos usuários, como também um crescimento na frequência de compras entre aqueles que já eram adeptos do serviço antes da pandemia. O que, afinal, deve ficar? Por mais que essa pergunta não tenha uma resposta 100% objetiva, os dados e tendências podem ajudar as marcas e empresas a olharem o momento atual com mais clareza, além de servir de material de apoio para compreendermos melhor as demandas e necessidades das pessoas. E embora ainda não seja possível dimensionar o que será permanente, as mudanças já estão acontecendo e apontam alguns caminhos possíveis para a vida no pós-pandemia. 1 e 2 New Behavior due to Covid, GCS 2020/Vida em quarentena, GoogleMindMiners, Abril/2020.3 New Behavior due to Covid, GCS, 2020. Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad Veja nosso último vídeo!Clique abaixo! Escaneie o código para saber nossas novidades! Anterior Próximo