"Ocupação Trajetória(s) Mariana Muniz" acontece no MIS, em São Paulo, este mês

"Ocupação Trajetória(s) Mariana Muniz" acontece no MIS, em São Paulo, este mês

Ocupação Trajetória(s) Mariana Muniz acontecerá de 11 a 14 de novembro no MIS com Encontros Artísticos, apresentação do espetáculo de dança D'Existir e lançamento da exposição virtual.

trajetoriamarianamuniz

Foto: Fabio Camara (Divulgação)

Clique aqui

 

     Para comemorar os seus 40 anos de carreira a atriz, bailarina e coreógrafa Mariana Muniz fará do dia 11 a 14 de novembro uma ocupação artística nos MIS (Museu da Imagem e do Som) dividida em 03 partes. Encontros Artísticos, apresentação do espetáculo D'Existir e lançamento da exposição virtual e interativa que compartilhará itens do seu acervo pessoal.

     Os Encontros serão um bate papo com profissionais que tiveram grande impacto artístico/afetivo na sua carreira, ajudando a construir a reflexão artística/poética/crítica sobre sua trajetória. A cada dia um convidado falará sobre um aspecto importante da carreira de Mariana Muniz.

     No primeiro dia (11/11) será com Maria Lúcia Lee (artes corporais orientais) que lhe apresentou o Tai Chi Chuan e as Técnicas de terapia oriental que, em grande parte, são responsáveis pela longevidade da artista na cena contemporânea e importante influência na sua composição cênica.

     No segundo dia (12/11), Valmir Santos o jornalista, crítico e pesquisador de teatro, idealizador e editor do site Teatrojornal comenta a trajetória de Mariana pelo viés da imprensa, através de matérias e entrevistas concedidas ao longo de sua carreira.

     Fechando a série de encontros (13/11) Angel Vianna (Teatro do Movimento - 1977) uma pessoa representativa em seu percurso artístico, integrante de movimentos expoentes que influenciaram a maneira de pensar, compor e criar sua dança.

     No dia 14/11 teremos a apresentação do espetáculo D'Existir que é um projeto de dança/teatro baseado em pesquisas sobre o tema da morte. Com referência poética no texto Mal Visto Mal Dito de Samuel Beckett, trata de uma artista em seus questionamentos sobre o ato de vivenciar o sentido de seus movimentos em dança e teatro. Uma viagem imaginária pelo tempo, impulsionada pelos gestos e movimentos de um corpo que se questiona e se revê em sua trajetória cênica pela vida.

     Logo em seguida acontecerá o lançamento da exposição virtual (no site do MUD - Museu da Dança www.museudadanca.com.br) e interativa que compartilhará itens do acervo pessoal de Mariana Muniz (vídeos, fotos, material gráfico, críticas, documentos, etc), cronologia e evolução de sua carreira.

 

FICHA TÉCNICA (Encontros):

Curadoria: Mariana Muniz |

Convidados: Maria Lucia Lee, Valmir Santos e Angel Vianna |

Produção Executiva: Ação Cênica |

Assessoria de Imprensa: Fabio Camara

 

FICHA TÉCNICA (Espetáculo):

Direção, Concepção e Atuação: Mariana Muniz |

Assistência de Direção: Claudio Gimenez |

Supervisão Geral: Eduardo Tolentino De Araújo |

Artista Provocadora: Clara Carvalho |

Música Composta: Celso Nascimento |

Sonoplastia: Maurício Brugnolo |

Iluminação: Ricardo Bueno

Fotos: Cláudio Gimenez |

Figurinista: Fábio Namatame |

Produção: Ação Cênica |

Assessoria de Imprensa: Fábio Camara

 

FICHA TÉCNICA (Exposição Virtual):

Idealização: MUD - Museu da Dança e Mariana Muniz |

Curadoria: Mariana Muniz e Cláudio Gimenez |

Web Designer: Vitor Vieira |

Programação Web: Dracco Publicidade |

Assistente de Produção: Rafael Petri |

Estagiária: Isadora Dieb |

Assessoria de Imprensa: Fábio Camara

 

SERVIÇO (Encontros):

LOCAL: MIS – Museu da Imagem e do Som – Auditório LABMIS (Avenida Europa, 158, Jardim Europa). 66 lugares

DATA: 11/11 até 13/11 (Quarta, Quinta e Sexta das 14h as 17h).

INFORMAÇÕES: 2117 4777 www.museudadanca.com.br / www.mis-sp.org.br

INGRESSOS: gratuito

DURAÇÃO: 180 minutos

CLASSIFICAÇÃO: livre

 

SERVIÇO (Espetáculo):

LOCAL: MIS – Museu da Imagem e do Som – Auditório MIS (Avenida Europa, 158, Jardim Europa). 172 lugares

DATA: 14/11 (Sábado às 19h).

INFORMAÇÕES: 2117 4777 www.museudadanca.com.br / www.mis-sp.org.br

INGRESSOS: gratuito

DURAÇÃO: 45 minutos

CLASSIFICAÇÃO: livre

 

SERVIÇO (Lançamento Exposição Virtual):

LOCAL: MIS – Museu da Imagem e do Som – Foyer do Auditório MIS (Avenida Europa, 158, Jardim Europa). 172 lugares

DATA: 14/11 (Sábado às 20:30).

INFORMAÇÕES: 2117 4777 www.museudadanca.com.br / www.mis-sp.org.br

INGRESSOS: gratuito

DURAÇÃO: 90 minutos

CLASSIFICAÇÃO: livre

 

Sobre Dança no MIS:

Dança no MIS é um programa mensal, com curadoria de Nátalia Mallo, em que coreógrafos são convidados a escolher uma área do Museu para compor um trabalho site-specific em dança. O projeto leva ao público apresentações de artistas que transitam por diferentes linguagens e se interessam por interferir artisticamente no espaço público.

 

Sobre MUD – Museu da Dança:

MUD – Museu da Dança é uma iniciativa que busca preservar a memória da dança brasileira por meio do compartilhamento de acervos e informações históricas. É o primeiro museu da dança na América Latina e o primeiro museu virtual da dança do mundo. Para conhecer mais, basta acessar www.museudadanca.com.br e seguir os perfis do MUD nas redes sociais.

 

Mariana Muniz:

Atriz, bailarina e coreógrafa. Nasceu em Pernambuco, onde começou seus estudos de dança e formou-se no Rio de Janeiro pela Escola do Teatro Municipal. Em 1974 encontrou-se com Klauss e Angel Vianna e, desde então, dedica-se ao trabalho com teatro e dança contemporânea. Trabalhou com Klauss e, em 1983, mudou-se para São Paulo. Participou de muitas produções importantes em teatro; e na dança ela cria solos, frutos de suas investigações no campo das relações entre a palavra e o movimento, e das percepções que se tem do corpo em movimento, tanto no Ocidente como no Oriente. Sobre seu trabalho, Helena Katz, crítica de dança, escreveu: "Em cada uma de suas realizações, sempre ofereceu sínteses entre o que carregava no seu corpo de profissional de dança e as demandas específicas do fazer teatral".

Atualmente, Mariana Muniz dá continuidade ao seu fazer artístico participando como diretora e intérprete de espetáculos teatrais e criando os seus próprios espetáculos junto com a sua companhia- Cia Mariana Muniz de Teatro e Dança-, onde mistura, de maneira muito própria, o teatro com a dança, em parceria com o arquiteto Cláudio Gimenez. Além da atriz e bailarina, Mariana Muniz é eutonista, formada em 2008 pelo IV Curso de Formação em Eutonia e ex - docente da Faculdade de Dança da Universidade Anhembi-Morumbi.

Prêmio Shell de Teatro/indicação de melhor atriz (2009); APCA de melhor intérprete em dança em "Dantea" (2000); APCA de melhor autora - intérprete em dança em "Paidiá" (1989); APCA de revelação como coreógrafa em "Corpo de Baile" (1988); MAMBEMBE de melhor atriz coadjuvante em "Lago 21" (1988); APETESP de melhor coreografia em "Pássaro do Poente" (1987); APCA de melhor intérprete em "Blas-Fêmeas" (1987); APETESP de melhor coreografia em "O Corpo Estrangeiro" (1986). Solos em dança: "2 Mundos", 2011|12; "Speranza, Dona Esperança!", 2009;"Túfuns", 2001; "Dantea", 1999; "Rimas no Corpo", 2003/08; "Mover-se", 2003 e "Paidiá, 1989.

Atuação como atriz: "Berro", de Tennessee Williams, direção de Eduardo Tolentino de Araújo, 2013; "O Fantástico Reparador de Feridas"; direção Domingos Nunez; TV Cultura, 2007 direção de Samir Yazbek, O Fingidor; TV Cultura, 2008 direção de Eduardo Tolentino, O Telescópio; "Mephistófeles"; "Mãe Coragem", 2002 direção de Sérgio Ferrara; "O Fingidor", 1999 direção de Samir Yazbek; "Hamlet", 1997, direção de Ulisses Cruz; "Péricles, Príncipe de Tiro", 1996 direção de Ulisses Cruz;; "A Última Carta", 1994 direção de Gianni Ratto; "A Vida é Sonho", 1992 direção de Gabriel Villela; 'Lago 21", 1988 direção de Jorge Takla; "Blas-Fêmeas", 1987 direção de Roberto Lage; Nijinsky", 1987 direção de Naum Alves de Souza; "Uma Caixa de Outras Coisas", 1986 direção de Antonio Abujamra.

Atuação como diretora: "Gestos", 2013; "In-Corpo-R-Ações/', 2012 e "Penetráveis/', 2011; "Nucleares/', 2009; "Parangolés", 2008 para Cia. Mariana Muniz de Teatro Dança; "Meta-sensoriais", 2007/8 para Cia.2 do Balé da Cidade; Pequenas Paisagens , 2008 para Armando Aurich, Cia 2 do Balé da Cidade.; "2 Reflexos", duo com Cláudia Palma,2006/8 para Cia 2 do Balé da Cidade; Revolta, 2007 para Carmen Gomide, solo; Todas as Tardes , 2011.Solo para Sílvia Geraldi. Um Outro Corpo,2005 para Cia2 /Cláudia Palma, solo.

Atuações como coreógrafa e preparadora corporal: Os possessos, 2008 direção de Antônio Abujamra; O Que Leva Bofetadas, 2004 direção de Antonio Abujamra e Hugo Rodas; Coração Bazar, 2004 direção de José Possi Neto; Alma de Todos os Tempos, 1999, direção de Gabriel Villela.

Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad

saia no google

Veja nosso último vídeo!
Clique abaixo!

BANNER SANDRA SÁ

Escaneie o código para saber nossas novidades!

nosso grupo

 


Saiba Mais Novidades do GSVIP

Veja aqui o mais novo programa do nosso canal no Youtube! Dê o seu joinha, comente e compartilhe!

mrv5