Terceira parte do clássico "Grande Sertão: Veredas" de Guimarães Rosa faz sua estreia nacional na capital paulista e fica em cartaz em uma curtíssima temporada em São Paulo

Terceira parte do clássico "Grande Sertão: Veredas" de Guimarães Rosa faz sua estreia nacional na capital paulista e fica em cartaz em uma curtíssima temporada em São Paulo

O Julgamento de Zé Bebelo, um recorte da obra Grande Sertão: Veredas do autor Guimarães Rosa, protagonizado pelo ator Gilson de Barros, com direção de Amir Haddad, estreia no dia 04 de outubro no Teatro Sérgio Cardoso.

Estreia no dia 04 de outubro no Teatro Sérgio Cardoso o espetáculo "O Julgamento de Zé Bebelo", terceira parte da Trilogia Grande Sertão: Veredas. A peça é um recorte de um dos mais marcantes trechos do clássico "Grande Sertão: Veredas", do renomado escritor mineiro João Guimarães Rosa, protagonizada pelo ator Gilson de Barros com direção de Amir Haddad.

"O Julgamento de Zé Bebelo" transporta o público para o contexto da transição entre a República Velha e o início do governo de Getúlio Vargas, traçando um panorama detalhado do sistema jagunço e do poder dos coronéis. Zé Bebelo, um chefe jagunço rival, é derrotado na guerra e, ao invés de ser executado como de costume, exige um julgamento "correto e legal". Essa passagem, além de ilustrar um pluralismo jurídico no sertão, apresenta uma teoria da justiça única, onde Joca Ramiro, o chefe dos chefes, assume o papel de juiz, garantindo a Zé Bebelo o direito à defesa com todas as garantias de um processo civilizado.

O projeto Trilogia Grande Sertão: Veredas teve início em 2020, com a estreia do espetáculo "Riobaldo", que conquistou reconhecimento ao ser indicado ao Prêmio Shell- RJ 2022 nas categorias de Melhor Ator e Dramaturgia. Em 2022, foi a vez da segunda parte, "O Diabo na Rua, No Meio do Redemunho", estrear e dar continuidade ao projeto da obra de Guimarães Rosa. Desde então, o projeto tem percorrido diversas cidades do Brasil, além de ter se apresentado internacionalmente em Portugal e Colômbia, levando a rica cultura brasileira a plateias diversas.

"A montagem preserva a especificidade da linguagem poética de Guimarães Rosa, utilizando técnicas de interpretação narrativa que permitem uma imersão profunda na história, respeitando a riqueza linguística do autor.", diz Gilson de Barros.

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O espetáculo, realizado pelo ator Gilson de Barros e dirigido pelo consagrado Amir Haddad, traz à tona a complexidade da justiça e da moral no sertão brasileiro, com uma encenação que reflete os estudos intensivos da obra de Guimarães Rosa. "O Julgamento de Zé Bebelo" integra a trilogia que inclui ainda as peças "O Diabo Na Rua, No Meio do Redemunho" e "Riobaldo", consolidando-se como uma imersão profunda no universo roseano.

"O espaço cênico minimalista, com poucos elementos visuais e sonoros, foi concebido para não sobrecarregar a narrativa, criando um ambiente propício para que o espectador se entregue à força da história e às questões universais que permeiam a obra.", acrescenta o diretor Amir Haddad.

"O Julgamento de Zé Bebelo"

O espetáculo retrata um dos momentos mais emblemáticos de "Grande Sertão: Veredas", onde um chefe jagunço, ao ser derrotado, exige um julgamento justo, desafiando as tradições violentas do sertão.

 

Guimarães Rosa pelo olhar de Amir Haddad e Gilson de Barros

Amir Haddad - @amirhaddadreal
Li as duas primeiras páginas do 'Grande Sertão' várias vezes até perceber que aquela 'língua' tinha tudo a ver comigo. O resto da narrativa devorei em segundos, segundo minhas sensações. Aprendi a ler, aprendi a língua, lendo este romance portentoso no original. Entendi! Não era uma tradução, era um livro brasileiro, escrito na 'língua' brasileira.

Até hoje me orgulho de ser conterrâneo e contemporâneo de Guimarães Rosa. E tenho certeza de que qualquer leitor estrangeiro que ler o livro traduzido jamais lerá o que eu li. Assim como jamais saberei o que lê um inglês quando lê Shakespeare. Os realmente grandes são intraduzíveis.

Gilson de Barros - @gilsondebarrosator
Há alguns anos venho estudando a obra de Guimarães Rosa, com ênfase no livro Grande Sertão: Veredas. Interpretar Riobaldo tem sido meu trabalho e minha dedicação. A cada releitura do livro, a cada temporada da peça, a cada curso que participo, vou aumentando a compreensão da obra.

O objetivo é traduzir a prosa Roseana para a linguagem do teatro. Pretensioso, eu sei. Mas, não imagino outra forma de enfrentar essa obra-prima, repleta de brasilidade. Por fim, registro a honra de estar no palco com o suporte de João Guimarães Rosa, Amir Haddad, Aurélio de Simoni e todos os colegas envolvidos nessa montagem. Evoé!

 

CVs:

Amir Haddad (diretor)
Diretor e ator brasileiro, é co-fundador do Teatro Oficina, posteriormente rebatizado como Uzyna Uzona, onde dirigiu produções notáveis e recebeu reconhecimento pela sua habilidade na direção. Fundou grupos teatrais influentes como A Comunidade e o grupo Tá na Rua, e ao longo de sua carreira participou de diversos projetos, incluindo encenações de Shakespeare e colaborações em shows. Atualmente, Haddad continua ativo, liderando o Grupo Tá Na Rua e dirigindo ou supervisionando peças com renomados artistas.

Gilson de Barros (ator e dramaturgo)
Indicado ao Prêmio Shell 2023 nas categorias de Melhor Dramaturgia e Melhor Ator, este notável operário do teatro destaca-se por sua versatilidade como ator, gestor e dramaturgo. Com formação em Artes Cênicas pela UNIRIO, sua sólida trajetória inclui colaborações com renomados diretores como Augusto Boal, Luiz Mendonça, Mário de Oliveira e Domingos Oliveira, além de uma significativa parceria artística com Amir Haddad na Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com mais de 25 peças em seu currículo, atuou em produções diversas, como "Bolo de Carne" de Pedro Emanuel, dirigido por Yuri Cruschevsk; "Murro em Ponta de Faca" com texto e direção de Augusto Boal; e "A Tempestade" de Shakespeare dirigido por Paulo Reis, entre outras. Seu talento foi reconhecido com prêmios destacados, incluindo Melhor Ator no Festival Inter-regional de Teatro do Rio em 1982 e o prêmio de Melhor Ator no Festival de Teatro SATED/RJ em 1980.



FICHA TÉCNICA:
Recorte e atuação: Gilson de Barros
Direção: Amir Haddad
Cenário e direção de arte: José Dias
Iluminação: Aurélio de Simoni
Programação visual: Pedro Azamor
Produção local e assessoria de imprensa SP: Fabio Camara
Assessoria de imprensa RJ: Júlio Luz
Fotos: Renato Mangolin
Realização: Barros Produções Artísticas Ltda.

 

SERVIÇO:
LOCAL: Teatro Sérgio Cardoso, Rua Barbosa 153 - Bela Vista. 143 lugares.
DATA: 04/10 até 27/10 (Sexta, sábado e domingo às 19h).
INGRESSOS: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)
INFORMAÇÕES: 11 3288 0136
VENDAS PELA INTERNET: https://bileto.sympla.com.br/event/98303
DURAÇÃO: 60 minutos
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos

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