Memórias Póstumas de Brás Cubas reestreia dia 13/03 no Espaço Parlapatões, em SP No elenco estão as atrizes Christiane Lopes e Renata Mazzei, da Das Duas Cia. de Teatro. Fotos: Divulgação Uma das obras mais clássicas da literatura brasileira, Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, que já virou filme e foi montada várias vezes nos palcos, reestreia no dia 13 de março no Espaço Parlapatões, em uma montagem ousada e diferente feita pela das Duas Cia. de Teatro. Lançado em 1881, o livro Memórias Póstumas é considerado um divisor de águas, inaugurando o estilo realista no Brasil. A maioria dos críticos, tanto brasileiros quanto estrangeiros, considera como a obra-prima de Machado de Assis, marcando uma nova fase na sua carreira, transbordando esse movimento literário, pois apresenta um estilo tão inovador que perpassa qualquer classificação, sobrepondo-se ao seu tempo. Na história, Brás Cubas, após ter morrido, decide por narrar sua vida e revisitar os fatos mais importantes vividos, a fim de se distrair na eternidade. A partir de então, ele relembra de amigos como Quincas Borba, de sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e ainda do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar em sua vida. Nessa versão para o teatro feita pela das Duas Cia. de Teatro, formada pelas atrizes Christiane Lopes e Renata Mazzei, tem como objetivo salientar o que ainda hoje exala de modernidade na obra de Machado de Assis. Todos os personagens são feitos, por Christiane Lopes e Renata Mazzei, criando uma linguagem lúdica e divertida, passando por diferentes formas de narrar e interpretar a história – do realismo ao melodrama - trazendo um dinamismo para a cena que a todo o instante brinda o público com novos estímulos, não só evitando a dispersão do mesmo, mas fazendo jus ao polêmico e inovador caráter do romance. A montagem propõe uma constante troca de personagens, com muita agilidade e desenvoltura, interpretando os mesmos personagens dando a cada um o seu toque de originalidade. Na peça também são utilizados bonecos na realização da narrativa, dando graça e o tom de realismo mágico presente na obra, em que um personagem pode, ao mesmo tempo, aparecer como boneco e também interpretado pelas atrizes causando um estranhamento bem ao sabor da sátira. Os bonecos presentes são de diferentes alturas uns em tamanho natural e outros menores, além de alguns objetos transformados em bonecos, aumentando o caráter dinâmico e criativo da montagem. Equipe: Das Duas Cia. de Teatro É uma companhia recentemente criada pelas atrizes Renata Mazzei e Christiane Lopes que, desejosas de aprofundar suas pesquisas nas artes cênicas, resolveram unir suas forças para desenvolver projetos que tivessem ao mesmo tempo, qualidades artística e técnica.Ambas vinham de experiências bem sucedidas em solos, Christiane com Vestindo Histórias e Renata com Separação de Corpos, e assim, entenderam que juntas poderiam dar andamento a seus trabalhos de forma mais consistente. Desta união surgiu a ideia de adaptar o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, com o qual poderiam ao mesmo tempo dar vazão a suas inquietudes como artistas e levar para o palco uma renomada obra literária. Memórias Póstumas de Brás Cubas surgiu, então, como o grande passo para a concretização de um desejo de ambas as atrizes de ter uma Companhia de Teatro que primasse pela qualidade e que também dialogasse com o grande público. Chritiane Lopes Atriz, figurinista, diretora e produtora. Iniciou sua carreira em 1984 em Porto Alegre onde desde o início desenvolveu uma prática e um estilo versátil interessando-se e aprimorando-se em diversas técnicas e áreas do fazer teatral. Em 1991 viajou para Milão, Itália, e lá freqüentou por dois anos o Corso per Attori – Il Método delle Azioni Psicofisique di Stanislavskij, o Corso di Mimo na Scuola per L'Orientamento Teatrale com a Cia. Quelli di Grock e o Corso di Teatro Arsenale – baseado nos ensinamentos de Jacques Lecoq. De volta ao Brasil no final de 93 estreou e produziu a peça Casamento Aberto, Quase Escancarado de Dario Fo com Direção do Argentino Carlos Alsina – espetáculo que se manteve em cartaz na cena gaúcha por mais de três anos. Ainda em Porto Alegre participou da primeira montagem de O Carteiro e o Poeta – Ardente Paciência – de Antonio Skarmeta em 1995 e no ano seguinte foi contemplada com o patrocínio do FUMPROARTE para a peça O Reizinho Mandão de Ruth Rocha, onde assinava a produção e os figurinos, além de trabalhar como atriz. Ainda neste ano participou do Porto Alegre Em Cena com a peça Fellini By Stravaganza com a Cia Teatro di Stravaganza.No Ano de 1998 recebeu o Prêmio Troféu Açorianos de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho na peça À Margem da Vida de Tennessee Williamns, com direção de Camilo de Lélis. De 1993 a 2003 produziu e executou diversas performances, aprimorando-se no teatro empresarial e trabalhando com reconhecidas empresas tais como: VARIG, CLARO, BLUE VILLE, TELEFÔNICA CELULAR, CANADIAN, KIMBERLI KLARK KENKO, RBS TV, BANRISUL, DROGASIL, PIZZA HUT, LACTA, PROSDÓCIMO, entre outras.Radicada em São Paulo desde 2001 fez parte do espetáculo de teatro dança A Noiva do Frankestein com roteiro e direção de Christian Duurvoort em 2002 e World Shakespeare em 2003 dirigido por Bartholomeu de Haro. Em 2006 estreou a peça Eu Sei Que Vou Te Amar de Arnaldo Jabor com direção de Zédu Neves. Ministra aulas de Interpretação Teatral no Clube Alto dos Pinheiros e de Trabalho Corporal e Interpretação Teatral no Teatro Escola Macunaíma desde 2004. Em 2008 foi contemplada com o patrocínio da CAIXA CULTURAL para o espetáculo Vestindo Histórias – Rapunzel e João e o Pé de Feijão com direção de César Pezzuoli, no qual assina os figurinos e a produção, além de atuar, com o qual vem desenvolvendo um trabalho constante em diversas escolas da capital paulista. Em 2011 estreou a comédia Uma Questão de Tempo no Teatro Augusta com direção de Mônica Granndo, integrando a Cia. do Ator Careca, espetáculo com o qual realizou temporadas em 2012, 2013 e 2014. Em 2012 passou a fazer parte do grupo de estudo em cinema AP 43 como atriz, participando em 2014 do curta Inferno Colorido, produzido pelo Kinoforum, dirigido por Roseli Lima e Ian Olivo. Ainda em 2014 participou de um curso com o renomado diretor russo Jurij Alschitz sobre O Exercício Como Caminho Para o Conhecimento. Renata Mazzei Atriz desde 1998 e Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) com a pesquisa "O Aikido e o Corpo do Ator Contemporâneo", arte marcial que pratica há 13 anos, tendo se tornado Nidan em novembro de 2013. Como resultado prático da pesquisa, preparou o monólogo Separação de Corpos, de sua autoria, cuja estreia se deu em maio de 2009. Este espetáculo foi apresentado na capital e no interior de São Paulo, na Semana de Artes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e na Universidade da Costa Rica em San Jose. A partir dessa pesquisa desenvolveu a oficina "O Aikido e a Poesia Corpórea do Ator" a qual já ministrou nas Oficinas Culturais Oswald Andrade, na SP Escola de Teatro, em diversos campi da USP para atores e não atores e para alunos do curso de graduação da UFOP. Atualmente faz doutorado também na ECA-USP com a pesquisa "O Aikido e a Capoeira como fontes de inspiração para a dramaturgia do ator" com orientação do Prof. Dr.Armando Sérgio da Silva. Atualmente cursa Pós-Graduação Stricto Sensu, nível Doutorado, com a pesquisa "O aikido e a capoeira como fontes de inspiração para a dramaturgia do ator" na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) com orientação do Prof. Dr. Armando Sérgio da Silva. No bojo desta pesquisa está concebendo o espetáculo Hamlet baseada na obra homônima de William Shakespeare. Foi co-criadora da Arte Tangível Cia. de Teatro para Pesquisa e Performance, a qual integrou de 2002 a 2007, onde atuou em "Nasus e Flora- uma história de amor" (2003 a 2006), apresentado no Brasil e na Austrália, em "Solidão" (2004), de Steven Berkoff, espetáculo que integrou o 9º Festival do Cultura Inglesa, no qual participou também como tradutora e produtora, em "Sobre Sonhos e Esperança" (2006) espetáculo inspirado nas obras de Paulo Freire e em "Itãs Odu Medeia"(2006) adaptação do mito de Medeia inspirada nos rituais do Candomblé, projeto este contemplado pela Lei Municipal de Fomento ao Teatro. Desde 2007 quando começou a atuar autonomamente, já produziu espetáculos que vão desde o realismo até o teatro físico como Separação de Corpos, Medo...desejos, também de sua autoria e Uma Questão de Tempo, de Alberto Guiraldelli. Em 2007 integrou o CEPECA (Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator) sediado na ECA-USP coordenado pelo Prof. Armando Sérgio da Silva. Juntamente com outros integrantes do CEPECA, lançou os livros "CEPECA: Uma Oficina de PesquisAtores" (2010) e "CEPECA: Uma Oficina de PesquisAtores 2" (2014). Há quatro anos ministra aulas de interpretação e expressão corporal em cursos profissionalizantes como Escola Recriarte, na qual lecionou por um ano e no Teatro Escola Macunaíma onde integra o corpo docente desde 2008. Em 2011 viajou para a Inglaterra onde participou do curso de teatro físico "Act Creation Course" no Circomedia- Bristol e fez oficinas com companhia inglesas renomadas como Complicité e Trestle. Em 2012 passou a fazer parte do grupo de cinema AP 43 como atriz e participou do longa-metragem "Do Lado de Fora" de Alexandre Carvalho. Ficha TécnicaTexto: Machado de AssisDireção e Adaptação: Christiane Lopes e Renata MazzeiAssistência de direção: Roberto MatsubaraProdução: Das Duas Cia. de TeatroElenco: Christiane Lopes e Renata MazzeiFigurino: Christiane LopesCostureiras: Silvana de Carvalho, Ilza da Silva santos e Christiane LopesMaquiagem: Carol CostaCenografia e Cenotecnica: Fábio GerônimoOrientação de manipulação, bonecos e objetos: Fábio PinheiroAssessor de Imprensa: Fabio CamaraDesigner Gráfico: Iberê BorgesIluminação: Denilson MarquesTrabalho Corporal: Renata MazzeiFotografia: Cabelo Duro ProduçõesTrilha Sonora: Das Duas Cia de Teatro e Roberto MatsubaraProjeto Pedagógico: Das Duas Cia de Teatro e Silvia de Paula ServiçoLocal: Espaço Parlapatões – Praça Franklin Roosevelt, 158 – Centro. 98 lugares. Acesso a deficiente.Data: 13/03 até 24/04 (Domingo às 19h)Ingressos: R$40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia-entrada)Informações: (11) 3258-4449Duração: 75 minutosClassificação: 14 anos Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad Veja nosso último vídeo!Clique abaixo! Escaneie o código para saber nossas novidades! Anterior Próximo