Como você está lidando com o confinamento? Veja recados de gente que trabalha com a arte. -->

Como você está lidando com o confinamento? Veja recados de gente que trabalha com a arte.

O que fazer para evitar uma futura depressão e outras doenças?

Olá, meus queridos, como estão? Espero que super bem e resguardados em casa. Gente, estamos vivendo um momento de muito cuidado na história do nosso planeta e devemos nos cuidar. Além de termos nossos problemas pessoais, como eu tenho os meus e que não são poucos, temos que nos cuidar em dobro por causa dessa Covid-19, mas vai dar tudo certo. E este cuidar requer o confinamento, a quarentena. Gente, tenho minhas limitações agora, mas sou uma aquariana que não pode ficar presa (RISOS) e, não só eu, estamos todos nesta quarentena e INDEPENDENTE de IDADE.

Minha indagação é: Como você consegue, com este confinamento, não deixar a depressão tomar conta, se manter com bom humor e o que aconselha ao leitor de minha coluna o que ele deve fazer e se manter em paz e feliz?

Clique aqui

A atriz Jussara Calmon foi enfática e deixa nossa alma responder:

"Este vírus está assolando o mundo, mas eu acho que nós temos que repensar, é uma coisa que você para, pensa por um lado, não é aquilo. Pensa por outro e não é, e por que isso, né? O que é que está faltando? O que que a gente fez? O que que estamos fazendo com o nosso planeta? E não tem resposta. Não tenho resposta, amiga, infelizmente, mas o meu confinamento está sendo tipo: eu estou fazendo muita live com as pessoas, usando muito a mídia, compartilhando coisas positivas, fazendo minhas receitas e subindo nas redes sociais para as pessoas verem, aprenderem a fazer. Eu moro num país muito frio e agora está nevando aqui. Quer dizer, a gente já não sai muito. Não temos este hábito justamente esta época em que ainda estamos saindo do inverno. Abril ainda está sendo um mês bem difícil. Muita neve, chuva, vento, o planeta todo está pedindo socorro. Para mim não está sendo um sofrimento, porque a gente já vive muito em casa, aqui na Noruega. Por isto que, quando eu chego no Rio, eu faço tudo o que eu tenho que fazer: badalo e etc... Então, este está sendo o meu confinamento, entende? Converso também muito com as pessoas pelo WhatsApp, compartilho fotos nas redes sociais e sempre com uma palavra de ajuda, assim como você, que é uma grande incentivadora, Embaixadora da Paz, ajudando as pessoas aí no Brasil, como a Rocinha, que nós acabamos de ajudar, você, eu e outras amigas nossas, com alimentação. Todos, não só a Rocinha, várias comunidades que estão precisando, já ajudo neste momento. E daqui também eu tenho ajudado minha família aí que precisa também e assim a gente consegue levantar o astral das pessoas para não caírem em depressão. De fato, depois disto, vem uma depressão e tem muita gente que já está assim. Então, creio que a gente tem que fazer algo para alegrar, apesar de você parar para pensar "Eu acho que este momento é de reflexão, pensamentos, dobrar os joelhos no solo e pensar e meditar e ter uma resposta para tudo isto". A Escritora, Embaixadora da Paz finaliza "Eu chamo isto aqui de guerra. Este vírus mata mais que guerra. Por que isto agora? Mas há uma resposta para isto", diz a também escritora e cantora Jussara Calmon.

Celma Capeche afirma positivamente:
"Como estou me sentindo no isolamento social? De tudo se tira proveito, pois é aprendizado. É preciso viver tudo: alegria, tristeza, saúde, doença, amor, amizade, companheirismo, dor, perda e solidão, para que a integralidade do ser floresça! Moro “sozinha”, mas com os muitos “eus”! Para mim está sendo tranquilo, pois estou em paz comigo. Aprendi a me respeitar e a viver na vibração positiva das coisas. Saio somente, para ir ao banco e ao mercado, devidamente protegida, com máscara, luvas e álcool gel. Faço parte do grupo de risco, pois sou cardiopata. A melhor coisa neste momento é tentar olhar para dentro de si e tentar se conhecer um pouco mais, que a gente se dê aquele tempo que sempre desejamos para nos vermos melhor a fim de descobrirmos nossas qualidades e, com elas vibrar. Observar suas limitações e fraquezas, não fuga! Pode ser o momento para entendê-las e mudar! Coragem, você pode! Creia! Mudar sua vibração energética, vai fazer muito bem para você. Sei, mudar dói, né? Sim, poder ser doloroso, mas também um prazer! É isso sim! Mostra o quanto somos fortes e capazes quando queremos. Deixa sua força florescer!!! Acorde cada manhã, disposto a vencer os obstáculos do dia, transformando-os em vitórias! Não importa o tamanho da vitória e, sim, o fato. Quem sabe você consegue fazer aquele macarrão especial? Tente e não esqueça... Errar é humano!! Ah, de onde vem a força para mudar? Vem da alma, vem de Deus, vem da nossa capacidade de se superar, de querer melhorar e de querer ser mais receptivos com a vida. Tudo nela é dinâmico e interligado. Nada acontece por acaso. Então, mãos à obra! Deixe fluir o que você tem na alma. Relembre de quando você era criança, adolescente, enfim, mais novo, do que você gostava! Eu gosto muito de artesanato, ler, pintar, fazer fuxico, cozinhar, bordar, ver filmes e séries, ouvir música e você? Sacode a poeira da alma, coloca cor e novos perfumes. Descubra a beleza do que é viver! Seja sua melhor companhia!!!" Celma Lavaquial Capeche Silva Santos é Psicóloga, Escritora, fotógrafa e 'Artesã.

O relato da escritora Eliana Calixto vem cheio de emoção também:

"No início deste ano, fomos surpreendidos por essa pandemia. O mundo foi atacado de surpresa, visto que o país responsável pela catástrofe, furtou-se a notificar a humanidade do risco a que estava exposta e, quando nos demos conta, já era tarde, a sorte já estava lançada. Ninguém passa impunemente por uma pandemia. Perde-se amigos, familiares e pessoas importantes para nós. O que antes era fundamental, passa agora a ser coisa de menor importância. Vivemos um dia de cada vez e quem está hoje ostentando excelente estado de saúde, pode, amanhã, estar em um leito de UTI, preso a um respirador, sem saber se irá sobreviver. Para mim não é difícil manter-me em quarentena. Sempre fui caseira, gosto da minha casa. Mas, neste momento, não se trata apenas de estar em casa. Devemos manter rigoroso isolamento e todo contato físico deve ser evitado. Estou recebendo apenas a visita da minha filha, mas estamos evitando abraços e beijos. Meus afilhados querem vir me ver, mas pedi que não venham, por enquanto. A par disso, existe o luto pela partida da minha mãe para o plano espiritual, que ocorreu há três semanas. Cumpre ressaltar que ela foi retirada da Terra no exato momento em que as pessoas que cuidavam dela (cuidadora e fisioterapeuta) não poderiam mais vir aqui. Na mesma semana da partida dela o confinamento foi decretado. Eu não conseguiria cuidar dela sozinha. Deus teve misericórdia dela e a levou, para que não sofresse ainda mais do que já vinha sofrendo. A partida dela, portanto, teve para ela status de libertação, e isso alivia sobremaneira a dor do luto. Para passar com relativa tranquilidade por esse trágico momento, tenho participado de diversos concursos virtuais de poesia. Tenho assistido a palestras online, ministradas por oradores do Centro Espírita Leon Denis, casa que frequentei e da qual fui também oradora, por muitos anos. Tenho gravado vídeos declamando poemas meus e de outros autores e postado em redes sociais, na tentativa de passar por este momento e ajudar outros poetas e amigos a passarem por isso com mais suavidade. Não há quem possa, em sã consciência, alegar que não está sofrendo com este mal, que afetou o Brasil e o mundo. Não há quem possa dizer hoje que “a vida é bela”, vendo amigos perderem duas ou três pessoas da família, acometidas por esse flagelo terrível. Pouco podemos dizer que sirva de conforto nesse momento dramático, a não ser que devemos ter Fé, que devemos entregar nossos destinos nas mãos do Pai Celestial e que nada acontece que não esteja sob total controle dEle. Tenhamos Fé, portanto, tendo sempre vivas em nosso coração as palavras do Mestre Nazareno, que nos disse: 'No mundo, passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo; (João, 16:33)'." Eliana Calixto é médica, poeta, escritora, palestrante, ensaísta e dramaturga. É membro titular do PEN Clube do Brasil; da UBE; da ABRAMES; da AJEB; da ADABL e da ABRAMMIL.

Vitor transferiu o escritório de trabalho para o lar:

"Para não deixar a depressão tomar conta nesta quarentena, eu me mantenho bem ativo mesmo dentro de casa. O meu quarto se tornou uma extensão do escritório da empresa, em casa eu tenho muito mais conforto e não tenho horário para chegar e nem para sair, eu faço o meu horário, isto já me deixa bem feliz. Tenho aproveitado para organizar minhas coisas pessoais, como meu armário de roupas e organizar melhor minha casa. Tenho tido mais tempo para estudar o texto de Teatro da peça que irei me apresentar este ano assim que o isolamento social acabar. Tenho assistido bons filmes, tenho lido bons livros, estou me exercitando dentro de casa e tenho mantido mais comunicação com meus familiares e amigos, claro que por telefone, rsrs. Tento preencher o meu tempo da melhor forma possível e com uma grande esperança de que tudo isto passe logo", diz o ator Vitor Andrade, que também deixa um conselho ao seguidor da minha coluna "Que você seja criativo e aproveite o tempo que está em casa com coisas importantes para você, que aproveite o tempo para refletir melhor sobre sua vida, seus objetivos, organizar as coisas que não tinha tempo para organizar dentro de casa porque ficava mais no trabalho do que em casa. E para quem mora com a família, aproveitar bastante os momentos em família com alegria", Vitor também é Escritor e Presidente da COOPERARTE - Cooperativa dos artistas do Brasil.

Jesusa Perez Esteves, Embaixadora da Paz, escritora e poeta, nos ensina sobre o divino:

"Em primeiro lugar: amar a Deus sobre todas as coisas, ter sempre um mascote pra alegrar os dias e receber o carinho dele se sentindo a pessoa mais importante do mundo. Acreditar que está cumprindo missão e, dai por diante, aceitar as coisas como elas são e modificar as que se pode. Sempre respirar fundo e orar, pois somos aquilo que pensamos e temos que dar direção ao nosso pensamento elevando-o ao plano divino. Acreditando que tudo passa quando estamos iluminados por Deus, nunca aceite menos do que você merece com medo de ficar sozinho, poís quem te faz sofrer não merece estar contigo e, sozinha, você pode se fazer acompanhar e mal acompanhada sua felicidade está enterrada. Ame aqueles que te amam, não perca tempo com os que te atrapalham a vida, ela é so uma e está em tuas mãos enquanto Deus não a retomar: 'APROVEITE SEJA FELIZ'. Siga @jesusaperezestevez".

A atriz, que também é professora, Maria Célia Vieira é enfática em praticidade também sobre o que faz:

"Eu procuro preencher o meu tempo com atividades que me dão prazer. Nos dois primeiros dias foi complicado, com aquela avalanche de informações sobre o coronavírus. Eu tive medo, insegurança e, ao mesmo tempo, ansiedade por notícias que pudessem me tranquilizar. Tudo em vão... quando no final do segundo dia eu gritei comigo mesma: 'basta'! Tirei o coronavírus do foco e me conectei com o Divino, Aquele em quem eu posso realmente confiar. Sou uma pessoa de muita fé e acredito no poder da oração. Ouço diariamente as emissoras de TV, onde eu posso assistir missa e fazer minhas orações. Ouço músicas, canto, faço os meus afazeres domésticos, o celular também é meu companheiro, onde trocamos mensagens e telefonemas com a família e com os amigos. Trabalho também o meu corpo e mente, através de exercícios físicos de alongamento, força, aeróbica, yoga e relaxamento. A associação de exercícios e orações me trouxeram um estado de paz e tranquilidade indescritíveis. A fé cura qualquer mal, basta você acreditar, e eu tenho certeza que venceremos o coronavírus. Bjs🙏🏻😘💐💖. QUARENTENA EM AÇÃO!". Maria Célia Vieira também é atriz e membro da ABLAP - Academia Brasileira de Letras e Artes pela Paz.

Já a advogada Célia Villas Boas, também com super praticidade, aproveita para dizer que procura relaxar pensando em outras coisas:

"Muitas pessoas me questionaram isso, afinal, todos que me conhecem, sabem que eu tenho uma vida social bastante intensa. Eu aprendi, há muito tempo, a viver apenas no presente e isto facilita muito a minha vida. Sei que a situação é difícil, mas não fico pensando muito. Procuro assistir os noticiários apenas uma vez ao dia, numa emissora imparcial. Fico assistindo filmes, sempre gostei muito e me considero uma cinéfila. Estou lendo, ouvindo música, conversando com amigos. Vendo minha família pela câmera do WhatsApp, organizando minha casa... Enfim, vivendo da melhor maneira possível. Estou em paz. Acho que o segredo é estar sempre no agora. Meu conselho é não assistir muito os noticiários e se manter sempre no agora, simples assim".

 

Meus amores, eu, Nancy Cobo, penso que tudo que estamos vivendo é um aviso para a mudança. Sim, lembrar de Deus, rezar, orar, agradecer tudo o que temos. Nos dar as mãos, ajudar ao nosso irmão. Sim, estamos sendo cobrados para colocar em prática tudo o que Deus nos ensinou. O corre corre da vida nos distanciou Dele. Do confinamento de 2020 sairemos mais fortes, mais humanos. As famílias ficarão mais unidas, não só olharemos para os mais necessitados, mas faremos sempre algo para aliviar a dor de quem nada tem. Neste confinamento, o que vimos foram todos se ajudando com palavras, músicas e até alguns foram entregando quentinha e lavando as roupas dos caminhoneiros na sua árdua tarefa de entregar o alimento para o povo. Aliás, respondam vocês também, por favor, às indagações desta matéria nos comentários com Facebook ai abaixo.

Acessem meus canais:
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100005895720405
Instagram: https://www.instagram.com/nancycobo13/
Coluna: https://www.gentedesucessovip.com.br/colunas-blogs/nancy-cobo
E-mail para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ei, que tal ter uma conta global 100% digital e sem taxa de abertura? Conheça a Nomad! Viaje, compre e economize no exterior de forma fácil e segura.Abra agora a sua conta usando nosso código de convidado YRIQ9L6M4D e ganhe até US$ 20 de cashback na primeira conversão de reais para dólares pelo app. Baixe o app pelo link: ConviteNomad

saia no google

Veja nosso último vídeo!
Clique abaixo!

BANNER SANDRA SÁ

Escaneie o código para saber nossas novidades!

nosso grupo

 

Assinatura do Amazon Prime

kitsai

nextjoy