Salvador Serrato é Palestrante, Consultor Empresarial, Docente, Membro do GEAF Grupo de Excelência Administração Financeira do Conselho Regional de Administração de São Paulo.

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Divulgação

 

Como você agiria se ficasse frente à frente com as situações indicadas? É preciso postura diante destas e outras situações no cotidiano de sua empresa, são Centavos que viram Milhões de prejuízo.

•    Situação 1: Você toma um táxi a serviço da empresa e o motorista pergunta se quer o recibo com o valor da corrida ou com um valor superior.

•    Situação 2: Você recebe uma mercadoria e, ao conferir a nota fiscal, constata que há uma caixa a menos, mas seu Superior Hierárquico o orienta a assinar o recibo assim mesmo.

•    Situação 3: Seu/Sua Chefe a(o) convida para um encontro e deixa claro que isso o(a) favorecerá numa futura avaliação profissional.

•    Situação 4: Ao fazer um orçamento, o fornecedor oferece a você uma compensação caso efetive o negócio com ele.

•    Situação 5: Você recebe por engano um e-mail comunicando um fato sigiloso e que trará consequências para a organização caso seja divulgado.
 
•    Situação 6: Um colega de trabalho comentou em uma festa que tinha uma ótima idéia para construir um projeto que daria resultados muito positivos para a empresa e contou em detalhes de que se tratava. Uma semana depois, outro dos seus colegas, que estava presente no dia da festa, se reuniu com o gerente e apresentou o projeto como sendo de sua autoria, o que resultou em uma promoção e um grande reconhecimento para ele.

•    Situação 7: Você faz parte de uma equipe de três pessoas, que trabalham na mesma sala. No almoço de hoje, uma delas contou coisas horríveis acerca do trabalho desenvolvido pelo terceiro em questão, que não estava com vocês naquele momento.
    
•    Situação 8: Você foi convidado a trabalhar em um novo projeto, que tem tudo a ver com as suas expectativas dentro da empresa. Porém, o responsável pela equipe será um antigo colega seu, de quem você não gosta em função de muitas divergências que tiveram no passado.


– Adote uma Postura Positiva frente aos Desafios, foque em alternativas eficazes para a resolução dos problemas;
– Seja pontual e evite atrasos, tanto para chegar no trabalho como na entrega de relatórios ou para entrar em reuniões;
– Pratique a escuta: saiba ouvir e dê espaço para que seus colegas de trabalho possam expressar suas opiniões. Comunique-se corretamente com as pessoas, olhando nos olhos, demonstrando atenção e estabelecendo um diálogo;
– Comprometa-se com as tarefas e com a equipe, seja proativo e colabore sempre que puder, mesmo em atividades que não sejam sua responsabilidade;
– Seja positivo. As palavras positivas são um instrumento poderoso para nutrir, fortalecer e restaurar relacionamentos;
– Construa relações saudáveis com os colegas de trabalho, respeitando as diferenças e as limitações das pessoas;
– Contribua para a construção de uma imagem positiva da organização perante seus públicos de interesse;
– Sorria, deseje bom dia e espalhe uma boa energia;
– Ajude quem tiver com alguma dificuldade, seja ajudando a resolver um problema ou apenas escutando um desabafo;
– Ensine, compartilhe algo que você sabe;
– Fuja de fofocas, procurando sempre focar no lado positivo das pessoas;
– Agradeça por um trabalho bem feito, reconheça as qualidades e acertos das pessoas;
– Seja educado e lembre-se de falar “por favor” e “obrigada”;
– Envie mensagens de motivação e reconhecimento, pois elas podem mudar o dia de uma pessoa;
– Tenha uma boa postura, ande de forma calma, abra e feche as portas de forma educada, peça licença antes de entrar na sala de alguém, sente-se apenas se for convidado, maneje os materiais com sutileza e esteja atento ao tom de voz e ao volume utilizado.

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